Saúde

SESAB JÁ REGISTROU NA BAHIA, SÓ ESTE ANO, 15.968 CASOS DE DENGUE

O Subúrbio Ferroviário é o local mais infectado da cidade do Salvador
| 24/04/2008 às 18:09

A primeira morte por dengue do tipo grave (hemorrágica), em Salvador, este ano, foi registrado na tarde da última terça-feira, 22. Uma menina de 9 anos de idade, que residia no bairro de Coutos, faleceu no Hospital da Cidade, na Caixa D´Água, onde estava internada desde o domingo, dia 20. De janeiro até a data de hoje (24), foram registrados quatro óbitos por dengue. Os três casos anteriores ocorreram nas cidades de Lauro de Freitas, Itamaraju e Itagibá.

 

A área onde a menina residia, localizada no Subúrbio Ferroviário, é uma das que apresenta maior infestação do Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, na capital baiana. O Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário, que abrange desde o Viaduto do Lobato a São Tomé de Paripe, incluindo as ilhas de Maré, dos Frades e Bom Jesus dos Passos, apresenta um índice de 7,4% de infestação - ou seja, em cada grupo de 100 (cem) residências, larvas do mosquito foram encontradas em 7,4 residências.

 

As principais causas do alto índice de infestação são os quintais numerosos, muitos deles com detritos que se transformam em criadouros para o mosquito, e o fornecimento intermitente (irregular) de água, o que obriga os moradores a armazenarem o líquido em tonéis, caixas d´água e vasilhas. A água limpa, armazenada em vasilhames destampados ou mal fechados se constitui, facilmente, em focos de criação do Aedes aegypti.


  SUBÚRBIO

Embora tenha um alto índice de infestação - a média, em Salvador, é de 3,7% de infestação predial - a área do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário apresenta um número menor de casos do que os de outras áreas com menor infestação pelo mosquito.

O maior número de casos registrados nos primeiros três meses deste ano ocorreram no Distrito Sanitário Cabula-Beiru (49), seguido do Distrito Sanitário de Itapuã (48), Distrito Sanitário de Brotas (38) e Distrito Sanitário Barra-Rio Vermelho (35). Em quinto lugar, o Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário registrou o total de 31 casos nos primeiros três meses deste ano.

 

Em 2008, de janeiro a 18 de abril, foram contabilizados 15.968 casos de dengue no estado da Bahia. Em Salvador, foram computados 208 casos da doença. Em se tratando de dengue grave, foram confirmados, até 18 de abril, 22 casos.

 

As Secretarias Estadual da Saúde e Municipal de Saúde de Salvador continuam intensificando as medidas de prevenção e controle da dengue, com objetivo de eliminar os criadouros do mosquito e evitar novos casos da doença e reiteram a importância da participação da população no combate à dengue, considerando que a maioria dos criadouros se encontra nos domicílios e áreas próximas e cada pessoa é fundamental na eliminação desses focos.