Saúde

PAFSAÚDE: GOVERNO LANÇA PROGRAMA DE APOIO FINANCEIRO AOS MUNICÍPIOS

A entrega aconteceu hoje
| 10/04/2008 às 17:11
40 ambulâncias foram entregues pelo governo do Estado aos municípios (Foto/Agecom)
Foto:

Hospitais regionais de Salvador e mais 21 municípios receberam nesta quinta-feira (10) do governador Jaques Wagner 40 ambulâncias para transporte de pacientes a longas distâncias. Elas fazem parte de um investimento de mais de R$ 5 milhões, do Estado, para compra de 50 ambulâncias e 12 UTIs móveis que serão entregues até o final de maio.


No evento, realizado na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), Wagner lançou também o Programa de Apoio Financeiro aos Municípios da Bahia (Pafsaúde) e o Programa de Financiamento de Ambulâncias para Prefeituras (Prosaúde).


Segundo Sandra Olweiler, líder do Hospital do Oeste, localizado em Barreiras e um dos contemplados com uma ambulância, a demanda de atendimento na região é grande e a unidade contava somente com um veículo. "São 36 municípios que dependem deste hospital e o suporte de mais uma ambulância dará mais segurança a essa população", informou.


MAIS AMBULÂNCIAS

Com o lançamento do Pafsaúde e do Prosaúde, o Estado vai financiar por meio da Desenbahia mais 150 ambulâncias, até o fim do ano. O investimento previsto é de R$ 8,1 milhões, sendo que o governo da Bahia vai repassar de 80 a 90% do valor diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os fundos de saúde dos municípios. Os governos municipais assumem o restante, incluindo os juros, para ser pago em 42 meses, com seis meses de carência.


Cada cidade poderá adquirir de uma a quatro ambulâncias, de acordo com sua população. Para aquelas com população igual ou inferior a 25 mil habitantes, uma ambulância. As que possuem população entre 25 mil e 50 mil habitantes, até duas. De 50 mil a 100 mil habitantes, até três, e municípios com população acima de 100 mil habitantes, até quatro veículos.


Para o governador, é uma grande oportunidade para as prefeituras melhorarem a assistência à saúde de sua população. "O financiamento deste programa e as ambulâncias que estão sendo entregues aos hospitais regionais e ao Centro de Regulação somam 200 veículos circulando e que vão se integrar às 54 unidades do Samu 192 que já entregamos e às UTIs móveis que vamos entregar. É o Estado atuando junto aos municípios", disse.


O secretário da Saúde, Jorge Solla, explicou que os municípios vão tomar o financiamento junto à Desenbahia, adquirir a ambulância e, em seguida, fazer a adesão ao programa da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). "Vamos fazer um prospecto de registro de preços para que as prefeituras façam o convênio junto ao Estado e com isso tenham um veículo ao preço de mercado e com as especificações técnicas necessárias", afirmou.