Vai ser dia 12 próximo
Em função dos altos índices de câncer no Brasil médicos aproveitam o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, hoje, para alertar a população sobre a doença e seus tratamentos. Em 2008, no Brasil, estima-se ocorreram 466.730 novos casos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma - que é o que mais atingirá homens e mulheres -, serão os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e de colo do útero no sexo feminino.
Preocupados com a dimensão da doença, que corresponde a cerca de 13% do total de óbitos no país, profissionais de diversas especialidades que trabalham diretamente com a patologia, realizarão no próximo dia 12 de abril a partir das 8h30, uma caminhada pela data comemorativa.
O evento, que acontecerá concomitantemente em Salvador e Feira de Santana, com saída do Jardim de Alah, no Costa Azul, na capital baiana, e do Feira Palace Hotel, na Av. Getúlio Vargas, em Feira, deverá reunir aproximadamente 1.500 pessoas.
De acordo com o médico Mastologista, Roberto Kepler, que faz parte do corpo clínico do Grupo CAM, que promove a caminhada, o objetivo do evento é chamar a atenção da população para as medidas de prevenção, detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos do câncer.
CAMINHADA
"A caminhada, que chama-se ‘III Caminhada do Grupo CAM contra o Câncer', tem como proposta conscientizar as pessoas que o problema é sério, mas que há grandes chances de cura caso o diagnóstico seja precoce. Na maioria das vezes o câncer é assintomático e, por isso, é muito importante os exames preventivos tanto ginecológicos, de mama, de pele, em urologia, enfim, de todas as especialidades, principalmente quando há histórico familiar", alerta Dr. Kepler.
Segundo o especialista em mama, são em eventos como esse que os profissionais da área conseguem dar mais visibilidade à doença e aos seus tratamentos. "Tentamos sempre buscar o estágio mais inicial do problema para conseguirmos tratá-lo com sucesso e com mais chances de cura. Dessa forma queremos que as pessoas participem da caminhada e se informem sobre os diversos tipos de câncer", esclarece Roberto Kepler.
Antes do evento será oferecida uma aula de alongamento para os participantes, com acompanhamento de um personal trainer, e estarão à disposição da população alguns médicos que vão tirar dúvidas sobre a doença e darão dicas sobre os diversos tipos de tratamentos; além de enfermeiros que vão medir a pressão das pessoas interessadas. Ao final da caminhada, que será acompanhada por um mini-trio, um professor de dança, e serão sorteadas cinco mamografias digitais aos participantes.