Saúde

JORNADA MÉDICO ESPÍRITA DEBATERÁ "SAÚDE E ESPIRITUALIDADE", EM ARACAJU

Veja como v pode participar
| 03/04/2008 às 11:08

  Com o objetivo de ampliar a discussão sobre "Saúde e Espiritualidade", acontece de 11 a 13 de abril, em Aracaju, a V Jornada Médico-Espírita de Sergipe. A Jornada terá como local o auditório da Sociedade Médica de Sergipe, que apóia o evento, junto com a Federação Espírita de Sergipe, a Unimed e outras instituições.

  Na programação, temas como "Espiritualidade no Cuidado com o Paciente", "Espiritualidade na Depressão e Suicídio", "Terapia de Vivências Passadas: Uma Opção Tarapêutica" , "A Contribuição da Terapia Espírita para a Saúde Integral", "Gestação: Encontro Entre Almas", "Bases Científicas da Mediunidade", "Mediunidade e Cura", "Jesus, o Terapeuta Transpessoal",  "Bioética e Espiritualidade", "Eutanásia X Morte Natural", "Porque Dizer Não ao Aborto: Razões Científicas e Espirituais", "A Missão do Médico Espírita".

   Os palestrantes serão: Ricardo Santos, da Ame-alagoas; Norma Alves, Bruno Rego, Carlos Alberto Santiago, e Adriana Kátia, da Ame-Sergipe; Carlos Roberto de Souza, da Ame-Campina Grande; Alberto Almeida, da Ame-Pará; e Luduvice José, do Centro Espírita Casa da Fraternidade, Sergipe.  A realização da Jornada é da competência da Associação Médico Espírita de Sergipe - AME-SE. Inscrições e informações: (79) 3211-9357/3041-8546/9977-8083. E-mail: http://www. amesergipe@yahoo.com.br.

    ABRIR CLAREIRAS

  Para o jornalista Luduvice José, Diretor de Mediunidade do Centro espírita Casa da Fraternidade, em Aracaju, é preciso motivar discussões e abrir clareiras no cenário em que se vive, para oxigenar mentes e estimular conhecimentos. A provocação  é salutar, para que, posteriormente, as desculpas não recaiam no pressuposto de que nada foi ensinado, e que as lições deixadas por Jesus,  não foram decodificadas e repassadas para debates.

  Ele reafirmou o objetivo da Associação Médico-Espírita, como um dos instrumentos de esclarecimento, particularmente onde possam existir maiores resistências e falta de compreensão do que, a priori, possa ser visto como fora dos padrões comumente mostrados no cotidiano, e que não se inserem na ortodoxia científica.


   Luduvice José afirmou que a ciência tem de ser vista como o instrumento mais incisivo para que tudo seja esclarecido, citando Alan Kardec, o codificador do Espiritismo, que sempre  destacou a ciência como suporte basilar para a própria doutrina que se lastreia num tripé: Religião, Filosofia e Ciência.
 
  "Em momento algum deve-se  temer a ciência, notadamente numa doutrina libertária como a Espírita que a exerce plenamente, e busca, sem proselitismo, fazer com que a lógica prevaleça e o raciocínio leve ao conhecimento, de forma natural, sem o dogmatismo que oprime e cerceia. É preciso que se discuta de forma plena, para que tudo seja esclarecido, e uma Jornada como esta, com um temário extremamente eclético, possibilitará mergulhos profundos em questões polêmicas. Será de forma programada, o atendimento à orientação de Jesus, quando destacou o "Ide e Pregai", sem preconceitos e de forma interativa, nesta jornada, dirigida ao segmento médico-espírita".

  
  PROGRAMAÇÃO

 A abertura do evento será às 20 horas, do dia 11 de abril, com entrada franca, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese). O cantor Nino Karva se integra à apresentação artística, seguindo-se a conferência "Saúde e Espiritualidade: Integração para o Bem do Ser Humano", a cargo do expositor Ricardo Santos, da Ame-Alagoas.


  No dia 12, sábado, a programação começa às 8 horas com harmonização. Às 8h15, será apresentado o painel: "Espiritualidade no Cuidado com o Paciente", dividido em três estágios: I "Religiosidade/Espiritualidade na Depressão e Suicídio", por Norma Alves de Oliveira, da Ame-Sergipe; II "Terapia de Vivências Passadas:Uma Opção Terapêutica", por Bruno Rêgo, da Ame-Sergipe; III "A Contribuição da Terapia Espírita para a Saúde Integral", por Ricardo Santos, da Ame-Alagoas. Na seqüência, perguntas e respostas. Às 11 horas, acontece a Conferência "Gestação:Encontro Entre Almas", a ser proferida por Carlos Alberto Santiago da Ame-Sergipe.


  Pela tarde, do dia 12 de abril,  às 14h15, será a vez do Painel "Mediunidade e Ciência". Com os enfoques: I "Bases Científicas da Mediunidade", por Carlos Roberto de Souza, da Ame-Campina Grande; II "Como Diferenciar a Mediunidade das alucinações e Delírios", por Alberto Almeida, da Ame-Pará; e "Mediunidade e Cura", por Luduvice José, do Centro Espírita Casa da Fraternidade, seguindo-se perguntas s respostas. Às 17 horas Alberto Almeida, da Ame-Pará, profere a conferência: "Jesus, o Terapeuta Transpessoal".


  No dia 13, após a harmonização, terá lugar o painel "Bioética e Espiritualidade", subdividido: "A Teoria Reencarnacionista e a Bioética", por Ricardo Santos, da Ame-Alagoas; "Eutanásia X Morte Natural, por Carlos Roberto de Souza, da ame-Campina Grande; e "Porque Dizer Não ao Aborto: Razões Científicas e Espirituais", por Adriana Kátia de Oliveira, da Ame-Sergipe. Seguem-se perguntas e respostas. Às 10h30, Alberto Almeida, da Ame-Pará profere conferência sobre "A Missão do Médico-Espírita".

O encerramento está marcado para às 11h15, com apresentação artística.