Veja as informações
Do ex-blog de César Maia:
TEMPORÃO ESCONDEU ÓBITOS
DE CRIANÇAS EM 2007!
Este Ex-Blog havia informado a respeito na semana passada que os óbitos de crianças por dengue hemorrágica no Maranhão e Piauí, principalmente, havia sido omitidos pelo Temporão. Com isso os demais Estados não puderam se preparar para enfrentar um novo quadro de imensa gravidade. Assim os óbitos de crianças pelo menos em janeiro e fevereiro de 2008, podem ser atribuídos ao ministro por omissão de informação.
Jornal Nacional revelou nesta terça, e são dados oficiais internos do próprio Ministério da Saúde: morreram no ano passado, de dengue, em todo país, 158 pessoas. Nada menos de 61 eram crianças. Crianças! Ministro será acionado por omissão de informação.
ESSA ERA A RAZÃO DO TEMPORÃO
OMITIR E TRANSFERIR RESPONSABILIDADES
QUE ERAM SUAS!
Estado de SP
Ministério não instruiu médicos sobre infecção de crianças, diz especialista
Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz atribuem o alto número de mortes de crianças causadas pela dengue no Rio à falta de orientação específica para essa faixa etária no protocolo distribuído aos médicos da rede pública pelo Ministério da Saúde. A mestre em Saúde da Criança da Escola Nacional de Saúde Pública, Elyne Engstron, explica que os valores de referência de plaquetas e hematócritos, medidos no exame de sangue e indicativos da ocorrência de dengue hemorrágica, são diferentes em crianças e adultos.
DENGUE HEMORRÁGICA
A taxa de letalidade por Dengue Hemorrágica é o número de óbitos por Dengue Hemorrágica / total de casos de Dengue Hemorrágica. Pelas normas do Sistema de Vigilância, apenas os casos confirmados passam a compor o numerador e o denominador desta equação. Como a confirmação é muito mais ágil e efetiva no caso dos óbitos, o denominador permanece defasado. Para se ter uma idéia do "real" denominador, apenas de casos internados notificados (a maciça maioria por Dengue Hemorrágica) temos cerca de 2000 casos. Portanto a taxa de 20% foi informada com precipitação, na velocidade imposta à mídia hoje. Mas ainda depende de confirmação para ser definida. O anúncio antes do ciclo completo fechar é pelo menos precipitado.