Saúde

UNIDADE DE SAÚDE DE SÃO MARCOS É MODELO GRAÇAS AO MONTE TABOR

Atende 9.000 pacientes por mês
| 19/02/2008 às 22:07

   Os moradores dos bairros de São Marcos, Pau da Lima, Dom Avelar, Castelo Branco, Nova Esperança, Sussuarana, Novo Marotinho, Nova Brasília, Jardim Cajazeiras e Sete de Abril  (275 mil pessoas, IBGE), têm um bom atendimento na Unidade de Saúde de São Marcos.

    Planejada para atender 60 mil pacientes/ano, desde o primeiro ano de funcionamento, em 2000, a unidade ultrapassou esta marca. Hoje, assiste mais de 110.000 pacientes, com média mensal de 9.000 atendimentos. 


     Segundo o diretor da unidade, Aurélio Carneiro, o posto é considerado modelo pelo seu serviço e por disponibilizar os equipamentos aliado a uma equipe multidisciplinar de qualidade.  

     A Unidade atende por demanda espontânea casos ambulatoriais e de alta complexidade. "Funcionamos, na prática, como um grande posto de saúde, substituindo a falta de médicos e medicamentos nos postos dos bairros, e ao mesmo tempo como um pequeno Hospital, com pacientes graves, em observação, aguardando vaga para internamento, por dois, três, até cinco dias. A maioria destas pessoas aguarda vaga em UTI", complementa o médico. 

   DESDE 2000


   A Unidade de Saúde São Marcos tem como gestor o Monte Tabor/Hospital São Rafhael e conta com diversas parcerias com instituições da comunidade.

    O presidente da ABRACCCSMA, Comunidades Carentes de São Marcos e Adjacências, Edmário Santana, acredita que um ponto positivo é que a unidade atende a todos sem distinção do bairro em que residam. "Ficava chateado quando chegava ao posto e verificava que tinha muita gente de outras localidades, como Mata Escura, Sussuarana, Brotas, Arraial do Retiro. Mas passei a entender que eles vinham em busca do melhor", conta.


   A Unidade de Saúde São Marcos foi construída na década de 90 pela Cooperação do Ministério das Relações Exteriores da Itália, através da Associação Italiana para a Solidariedade entre os Povos (AISPO), ONG italiana, ligada ao Monte Tabor que promove projetos sócio-sanitários em diversos países. 

   Assim que concluída, foi doada à Prefeitura Municipal de Salvador para funcionar como uma Unidade de Urgência e Emergência 24 horas em São Marcos. Foram também reformados e equipados pela AISPO os centros de saúde de Pau da Lima, Sete de Abril, Dom Avelar, Castelo Branco, Nova Brasília, Canabrava, Novo Marotinho e o posto de saúde da Mansão do Caminho (apenas equipamentos).