Leia as informações
A escolha de um calçado adequado é um dos grandes problemas enfrentados pelos diabéticos, já que o agravamento da doença pode provocar diminuição da sensibilidade e deformidades nos pés e pequenos ferimentos, podem surgir e se transformar numa ferida mais grave podendo levar até a amputação.
Uma das causas freqüentes de feridas é o uso de calçados inadequados por isto a orientação de calçados personalizados é de fundamental importância para a prevenção destas lesões.
Dessa forma, encontrar um sapato adequado não é uma tarefa fácil para os portadores dessa doença que acomete 10% da população baiana, de acordo com dados do Ministério da Saúde (2002).
Para minimizar esse problema, o Hospital Salvador está oferecendo aos seus pacientes, através do seu Centro de Diabetes, um atendimento específico para o pé diabético: a Oficina de Calçados Especiais e Orteses, que produz sapatos e sandálias personalizados com a função de auxiliar pacientes com deformidades nos pés, originadas pelo diabetes ou mesmo por intervenções cirúrgicas.
CUIDADO COM
OS PÉS
Coordenadora do Centro de Diabetes do Salvador, a endocrinologista Odelisa Matos afirma que as pessoas portadoras do diabetes devem ter um cuidado especial com os pés, pois a doença.
"Quando não controlado, o diabetes pode provocar lesões nos vasos sanguíneos e nervos, que comprometem a circulação e a sensibilidade dos pés, ocasionando ferimentos freqüentes, calos e até amputações, nesse processo, os calçados podem ser ótimos aliados ou inimigos", afirma.
Como prevenção para as complicações da doença, ela recomenda a prática de exercícios físicos regulares, o uso das medicações para o controle dos níveis de glicemia, controle do peso, além da manutenção dos níveis de pressão arterial e do colesterol, e a escolha de calçados adequados.
De acordo com o cirurgião vascular Cícero Fidelis, o portador do diabetes pode desenvolver alterações nos pés, decorrentes de problemas que afetam a circulação ou os nervos.
"Essas alterações podem ser discretas como a diminuição da sensibilidade dos pés que os tornam mais vulneráveis ao trauma. Além disso, o paciente pode desenvolver deformidades nos pés com o aparecimento de calos e úlceras (feridas) que, em alguns casos, são agravadas com o surgimento de infecções ou até gangrenas que podem resultar algumas vezes em amputações", acrescenta.
EXAME DOS PÉS
O médico explica que todo paciente encaminhado ao Centro de Diabetes do Salvador é submetido a um exame dos pés, que avalia principalmente o grau de sensibilidade, a circulação e sinais sugestivos para o desenvolvimento de úlceras. "Quando constatamos deformidades a exemplo, de dedos em martelos, joanetes, ou seqüelas de amputações, recomendamos o uso de calçados especiais que protegem o pé do paciente de atritos ou topadas e traumas repetitivos", acrescenta. Calçados personalizados.
Em apenas três meses de funcionamento a Oficina de Calçados Especiais e Orteses do Hospital Salvador já produziu cerca de 30 pares personalizados entre calçados e sandálias para curativos. "Isto confirma a aceitação do serviço pelos pacientes", afirma o técnico em ortese e calçado especial Carlos Augusto Santana Silva. Ele explica que os calçados são produzidos de acordo com as orientações do médico e têm por objetivo, proteger o pé do diabético de qualquer tipo de atrito. Para isto o técnico retira as medidas dos pés dos pacientes, respeitando todas as peculiaridades existentes em cada caso.