Segundo ele, "atualmente a gratificação é determinada por critério da instituição em que trabalham e não por tempo de dedicação ou pelo trabalho em si".
O secretário garantiu, também, que até abril estarão sendo inauguradas unidades do PSF nos 14 municípios com IDH-Índice de Desenvolvimento Humano mais baixo do estado, e a construção de um grande hospital no subúrbio ferroviário de Salvador.
Na sessão requerida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), o secretário apresentou, ainda, modalidade pioneira no país que viabiliza a contratação de médicos que atuem como pessoa jurídica, notadamente cirurgiões e anestesistas, para atendimento nos hospitais públicos do estado.
PROBLEMAS
A vereadora Aladilce Souza (PC do B) ressaltou a importância da data para a discussão da atividade médica e criticou, também, o controle da liberação de serviços médicos na área privada, "em que os planos de saúde submetem médicos e pacientes aos seus ditames burocráticos", e lamentou a existência de inúmeros problemas nos atendimento oferecidos pelo SUS.
Já o convidado da sessão, José Caires, presidente do Sindmed, relatou a difícil situação dos médicos frente às dificuldades de mercado, com descaracterização do trabalho e desânimo no compromisso com a sociedade. Ao propor a união da categoria, no propósito de resgatar a dignidade profissional, citou o ex-guerrilheiro e também médico, Che Guevara, com a estipulação de que "para se ouvir o coração do povo não é necessário estetoscópio".
Ainda houve tempo para homenagens. A vereadora Aladilce Souza entregou placas aos nove vereadores médicos existentes na Câmara de Salvador. Durante a sessão foi dada posse aos integrantes da diretoria do recém-criado Conselho Superior de Entidades da Saúde na Bahia, que passa a congregar as ações de entidades como o Cremeb, Clube dos Médicos, SindMed, Associação Bahiana de Medicina e Clube dos Médicos. Após Santa Catarina, a Bahia é o segundo estado do país a implantar o conselho.
Todos os presidentes das entidades participaram da sessão: Abelardo Garcia de Menezes, do Cremeb, José Carlos Raimundo Brito, da Associação Bahiana de Medicina, Antonio Carlos Caires Araújo, do Clube dos Médicos e José Caires do Sindicatos dos Médicos, além do professor Antonio Jesuíno dos Santos Neto, representando a Academia Baiana de Medicina, e Marymar Novaes Moreira, representante da Secretaria Municipal de Saúde. Os vereadores Jorge Jambeiro (PSDB), Sandoval Guimarães (PMDB) e Olívia Santana (PCdoB) também discursaram em homenagem aos médicos da cidade.(Repórter - Marivaldo Filho)