Saúde

CÂMARA COMEMORA DIA DO FISIOTERAPEUTA E DO TERAPEUTA OCUPACIONAL

Hoje, houve sessão especial na Câmara de Vereadores
| 11/10/2007 às 18:46

  O dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, comemorado em 13 de outubro, foi tema de sessão especial na Câmara, quinta-feira, dia 11, pela manhã, por iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PC do B). O evento no Poder Legislativo da capital baiana serviu para homenagear os profissionais da área que atuam no Estado e valorizar o papel desempenhado por estes.


  "Os fisioterapeutas são profissionais dos mais importantes, capazes de integralizar toda área de saúde, daí essa justa homenagem aqui na Câmara, na data da categoria", disse Aladilce, que constatou o pouco acesso da população aos serviços destes profissionais.

  "Estamos lutando para que haja uma maior inserção dos serviços fisioterapêuticos no sistema público de saúde, além de dar total apoio à implantação de um curso de fisioterapia na Universidade do Estado da Bahia", acrescentou a vereadora.


Palestrante da sessão, Jeovane do Rosário, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Joinvile/SC, observou que existe muita disparidade no país na forma de tratar o fisioterapeuta.
 
 Segundo ele, o trabalho deste profissional é reconhecido, mas faltam programas na área de saúde para integrá-los em todas as atividades afins. "Em Joinvile, por exemplo, há o programa de oxigênio no lar, que evita o deslocamento do paciente ao hospital, desonerando o Estado, além de outros programas que contemplam os serviços fisioterapêuticos", destacou Jeovane.


  DESCONHECIMENTO
  POR PARTE DA
  POPULAÇÃO

  Já Sônia Santos, presidente da Associação dos Terapeutas Ocupacionais da Bahia, disse que "há um desconhecimento por parte da população quanto aos serviços destes profissionais". Segundo ela, a falta de informação termina prejudicando a própria população, "que acaba ficando sem importantes serviços".
 
   Ela disse ainda que "só há um curso de formação na Bahia", na Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências, e que existe a possibilidade de a Uneb, em 2009, implantar o curso.

  Responsável por diagnosticar distúrbios funcionais, o fisioterapeuta é o profissional capacitado a prescrever, orientar, cuidar e dar o devido atendimento aos pacientes que, por algum motivo, precisam de atendimento especializado.
 

  Com formação acadêmica superior, o fisioterapeuta está habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais com a prescrição das condutas definidas cientificamente. A profissão foi regulamentada pela Lei 938 de 13/10/1969, que a enquadrou no grupo das profissões liberais, constituindo-se numa das mais importantes profissões no exercício do atendimento aos usuários da saúde.