Saúde

QUASE METADE DA POPULAÇÃO SOFRE COM ZUMBIDOS E TONTURAS NOS OUVIDOS

É a receita prática da medicina, mas, consulte seu médico.
| 07/09/2007 às 12:03
Quase metade da população mundial sofre com tonturas e zumbidos no ouvido. Mas, as doenças do labirinto, a parte mais delicada do ouvido, já não são um mistério para os médicos. Os últimos avanços da medicina trazem cada vez mais esperança de alívio e até de cura para muitas pessoas.

De repente, começa a vertigem e pode piorar com uma sensação de desequilíbrio que faz a pessoa perder o controle do próprio corpo. Quarenta por cento da população mundial, segundo os especialista, já enfrentou esse mal-estar pelo menos uma vez. São sintomas de alguns problemas que atingem o labirinto, parte importante do ouvido.

O ouvido é formado pela cóclea, responsável pela audição, e pelo vestíbulo, que controla o equilíbrio. Juntos, eles formam o labirinto.

As causas das doenças labirínticas, como são chamadas, são inúmeras. Elas vão desde diabetes, uso de drogas, alterações do metabolismo até estresse e traumas sonoros e na cabeça.

"O principal é identificar à casa. Se o paciente tem diabetes, é fundamental que ele controle o diabetes" - orientou o coordenador do ambulatório Leopoldo Pfeilsticker.

Para que o paciente volte a ter uma vida normal, os médicos indicam a reabilitação vestibular. O tratamento garante a cura em 30% dos casos.

"Os pacientes são muito orientados a seguir dietas adequadas, que percam peso, que façam exercícios, que diminuam a ingestão de café e que diminuam a nicotina e o cigarro" - explicou a médica Guita Stoler.