Veja como está sendo utilizada essa nova técnica
Problema temido por grande parte dos atletas profissionais, mas que também atinge esportistas ocasionais e idosos, as lesões na articulação do joelho, que podem ser desde uma simples torção até um trauma mais complexo, já podem ser tratadas por procedimentos simples, quase indolores, os quais o paciente não necessita passar por uma imobilização e, em alguns casos, já consegue sair andando do hospital, contando apenas com a ajuda de uma muleta.
A videoartroscopia é uma técnica que além de curar um problema de menisco, por exemplo, em meia hora, também trata problemas de ombro, como a bursite, melhorando a qualidade de vida de grande parte da população que sofre ao praticar simples atos como pentear o cabelo, levantar os braços para vestir uma peça de roupa, ou praticar esportes como o vôlei.
E o melhor, a técnica pode ser feita atualmente em hospitais-dia, fazendo com que o paciente vá para casa no mesmo dia da cirurgia. Para o especialista em cirurgia de joelho, Dr. Antônio Sérgio Passos, do corpo clínico do Itaigara Memorial Hospital Dia, a artroscopia pode servir tanto para diagnóstico como para realizar uma cirurgia de alguma lesão já identificada.
"Por videoartroscopia podemos operar meniscos, cartilagens, artrose, e até realizar uma limpeza no joelho (toalete). Sobre as vantagens de se operar em um hospital-dia, o médico explica que é bom tanto para o paciente, como para o médico, e opara os planos de saúde.
"Antes da artroscopia era necessário abrir o joelho, o que o deixava muito exposto e com as chances de infecção bem maiores. Além disso, a dor era maior e o paciente tinha que dormir no hospital. Agora o procedimento é pouco invasivo, pouco doloroso, e o paciente recebe alta no mesmo dia, diminuindo os riscos de contrair bactérias", lembra Passos.
O médico ressalta ainda outras vantagens desta técnica, que é a qualidade dos equipamentos, da anestesia e os dois cortes, que no pós-cirúrgico ficam quase imperceptíveis, uma vez que não passam de 1 cm cada. O ortopedista adverte que os problemas de joelho são mais comuns em jovens, principalmente na prática de esportes, e que nos homens de meia idade as lesões normalmente não têm uma causa aparente, e sim pelo envelhecimento natural do corpo.
"Para evitar problemas futuros, sugiro que a pessoa que queira praticar um esporte esteja bem condicionada fisicamente, e que antes das atividades físicas faça alongamento e aquecimento. Além disso, é necessário utilizar um bom calçado, a depender do piso, e ver o limite de cada um para não fazer uma atividade física que seja prejudicial ao seu organismo", finaliza.
OMBROS
Ombros também são tratadas por cirurgia pouco invasiva. De acordo com o ortopedista e especialista em ombro, Dr. Marcelo Leite, também do Itaigara Memorial, a videoartroscospia é um tratamento cirúrgico moderno que visa a recuperação da articulação com um menor índice de invasão, evitando os riscos de uma cirurgia aberta.
"O Itaigara Memorial já abrange quase a totalidade das indicações cirúrgicas, no que tange equipamentos e suporte. No seu centro cirúrgico podemos tratar e curar causas degenerativas, fraturas ou traumas, ruptura dos tendões do ombro e luxações (geralmente motivadas por um deslocamento do ombro).
E o paciente, além de ir pra casa no mesmo dia, pode obter quase 100% de cura, caso tenhamos detectado o problema precocemente", explica o médico. Para Marcelo Leite, os problemas mais comuns de ombros são as patologias de origem traumática relacionadas, ou não, a atividades físicas, e esportes, e lesões consideradas não traumáticas, que também são chamadas de causas degenerativas, incluindo as lesões de sobrecargas e lesões micro-traumáticas de repetição e as instabilidades do ombro.