Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1,5 milhão de bebês morrem anualmente no mundo e esse número de mortandade poderia ser evitado se os recém-nascidos fossem amamentados.
O dado assustador e a solução simples foram apresentados pela médica Neuza Maria Schneider, nesta terça-feira (14), na Câmara, durante a sessão especial comemorativa ao Dia Municipal de Aleitamento Materno (comemorado em 1º de agosto). A sessão foi dirigida pela vereadora Eron Vasconcelos (DEM), presidente da Comissão da Mulher da Câmara.
Entende a vereadora Eron que é preciso incrementar no âmbito municipal campanhas permanentes de doação de leite materno e implantar em Salvador mais bancos de leite materno, sobretudo nos postos de saúde estruturados fisicamente, a exemplo dos postos da Avenida Centenário, Pernambués e Liberdade.
A vereadora lembrou que ao alimentar o bebê com o leite materno a mãe evita que o filho adoeça. Disse ainda que o posto de coleta de leite materno da Maternidade Climério de Oliveira, no Hospital das Clínicas, "precisa de incremento e ações efetivas e distanciadas das disputas políticas".
LEITE MATERNO
As ações sociais da médica Valderez Aragão foram ressaltadas pela vereadora Eron. "A doutora Valderez precisa de mais autonomia para dar mais visibilidade às ações do Banco de Leite Materno da Maternidade Climério de Oliveira", pediu Eron, que ressaltou a doação de equipamentos feita pelo Rotary Club ao Banco de Leite da Climério. "Ações como a do Rotary Club têm que ser valorizadas e incentivadas", parabenizou a vereadora.
Em sua exposição sobre os benefícios do aleitamento materno para o bebê e para a mãe, a médica Neuza Maria Schneider, que representou a médica Valderez Aragão, salientou o alto teor protéico do leite materno e as 250 substâncias que ele possui e protegem o bebê. Ela criticou as mães que se preocupam com a estética e deixam de amamentar o recém-nascido.
"Além do vínculo afetivo entre a mãe e o filho, o leite materno é uma vacina natural. Já o leite de vaca tem muitas substâncias que provocam alergia nos bebês", alertou Neuza Schneider.