Conforme ele, não há vacina para esse tipo de meningite.
Recomenda a procura imediata de atendimento médico na suspeita da doença, cujos sintomas são fotofobia, rigidez de nuca, náuseas, vômitos, febre, dor de cabeça. "Crianças chorando muito podem ter contraído a meningite viral", alerta Dias, informando ainda que o Hospital Couto Maia é centro de referência para diagnóstico e tratamento dos vários tipos de meningite.
O médico lembra que a doença é comum nessa época do ano, orientando que as pessoas evitem locais aglomerados, com pouca ventilação, ambiente propício para a propagação do vírus.
A meningite é a ocorrência de um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus e fungos e agentes não infecciosos. Das meningites de origem infecciosa, as principais são as causadas por vírus e bactérias, pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos.
A meningite viral (ocasionada por vírus), também chamada asséptica ou serosa, caracteriza-se por um quadro clínico de alteração neurológica que em geral evolui de forma benigna.
Este ano já foram registrados 734 casos de meningite, com 36 mortes. Do total de casos, 477 foram do tipo viral, 87 bacterianas (a forma mais grave da doença, com alta letalidade, causada pela bactéria neisseria meningitidis. Houve caso do tipo criptococus. "É um tipo muito raro, causado por fungos. Geralmente ocorre em pessoas que tiveram contato com fezes de pombo", explica o médico sanitarista.
Das notificações registradas no Estado, 427 ocorreram em Salvador. Os casos podem ocorrer isoladamente, embora os surtos sejam comuns. Indivíduos de todas as idades são susceptíveis, mas a faixa etária de maior risco é a de menores de cinco anos. Entre as ações que estão sendo desenvolvidas para conter o surto, destacam a investigação epidemiológica e busca ativa de casos suspeitos e/ou confirmados visando esclarecer a provável etiologia viral; manutenção do protocolo de coleta de amostras (soro, líquor e fezes) no Hospital Couto Maia para diagnóstico laboratorial dos casos de meningite.
A Sesab também tem reforçado a necessidade de as secretarias municipais de saúde e os hospitais da rede pública e privada de manter a notificação e investigação de todos os casos suspeitos de meningite viral.
Tem sido preocupação da Secretaria prestar esclarecimentos à população sobre os sinais e sintomas das meningites, a procura do serviço de saúde frente à suspeita da doença e as medidas gerais de higiene e prevenção, como evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal e realizar a lavagem das mão de forma adequada. Lembrando que se trata de uma doença benigna de evolução rápida.