Saúde

GOVERNO ANUNCIA REFORMA DA UTI DO HOSPITAL PRADO VALADARES, EM JEQUIÉ

O governo se movimenta para reduzir a crise no atendimento à saúde
| 07/08/2007 às 15:09
  Iniciada nesta quarta-feira a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Prado Valadares, em Jequié, segundo a Agecom.

  A informação é do diretor da unidade, Gilmar Vasconcelos, explicando que a UTI do hospital tem capacidade para 10 leitos, mas funcionava com seis. Com a reforma, o atendimento não será afetado, uma vez que a redução será apenas de um leito. "Os cinco leitos foram transferidos para outro ambiente, juntamente com a equipe de profissionais especializada em atuar em UTI", afirmou.

 A UTI estará montada provisoriamente em duas enfermarias, onde funcionavam os confortos médico e de enfermagem, que estão sendo remanejados para outro espaço. A obra, que estará concluída dentro de 15 dias, vai permitir correções da estrutura física, redes hidráulica e elétrica, refrigeração e rede de gases, as quais foram sub-dimensionadas para atender à demanda. "Sem essas mudanças, desde a sua inauguração, no ano passado, a ocupação dos leitos não podia ser de 100%", esclareceu Vasconcelos.


  PRADO VALADARES

  Fundado em março de 1947, o Hospital Geral Prado Valadares, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), conta com 155 leitos, sendo 10 de UTI. É a maior unidade hospitalar da região de Jequié, sendo campo de estágio para estudantes da área de saúde de várias universidades e da Escola Técnica de Enfermagem.


  O hospital possui ambulatórios de urologia, pediatria, ortopedia, ginecologia e psiquiatria. Realiza internamentos nas especialidades de pediatria, clínica médica, osbtetrícia, cirurgia geral e psiquiatria. Atende mensalmente a 11.500 pacientes no ambulatório e faz 700 internamentos.

  Localizado em Jequié, sede da 13ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), a 358 km de Salvador, o hospital atende ainda a demanda de municípios vizinhos.