"A manutenção de áreas geográficas com baixas coberturas vacinais por tempo prolongado possibilita o estabelecimento de bolsões suscetíveis, que são áreas vulneráveis à reintrodução do poliovírus selvagem proveniente de regiões ainda endêmicas", explica Fátima Guirra, acrescentando que todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas durante a campanha, independente de já terem sido imunizadas em campanhas anteriores.
Durante o período da segunda etapa da campanha, as vacinas serão disponibilizadas nas unidades básicas de saúde (postos e centros) e unidades de Saúde da Família, em todo o estado. No dia 25 de agosto, sábado, quando acontece o Dia Nacional de Vacinação, serão instalados mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, numa estratégia que envolverá em torno de 24.461 pessoas.
Além da vacina Sabin, contra poliomielite, que deverá ser aplicada indiscriminadamente em 100% da população alvo, a Sesab disponibilizará, durante a campanha, as demais vacinas do calendário básico, para iniciar ou completar o esquema vacinal das crianças. Estarão disponíveis as seguintes vacinas: BCG (contra as formas graves da tuberculose), contra hepatite B, tetravalente (contra tétano, coqueluche, difteria e meningite por Haemophilus tipo B), DPT ou tríplice (contra difteria, tétano e coqueluche), DT (contra tétano e difteria), tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) e rotavírus humano (contra infecção por rotavírus).
Multivacinação2007/dose2