PLANSERV
Sob gestão direta do Governo do Estado, desde 2001, através da Secretaria da Administração, o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais - Planserv - foi reorganizado pela Lei nº 9.528, de 22 de junho de 2005, regulamentada pelo Decreto nº 9.552 de 21 de setembro de 2005.
Com a reorganização, foi criado o Conselho de Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Conserv), que tem formação paritária (Governo e Servidores) e o compromisso de contribuir para a melhoria dos serviços prestados ao servidor público, a partir de uma gestão mais colegiada e participativa.
Com o Conserv, uma reivindicação dos servidores e um compromisso do então governador Paulo Souto, os representantes da classe acompanham a gestão e a definição de políticas e diretrizes do Planserv.
O Planserv, que compreende o conjunto de serviços de saúde no âmbito da promoção, prevenção, assistência curativa e reabilitação, prestados diretamente pelo Estado ou através de instituições credenciadas, é um patrimônio do servidor que contribui com 2/3 dos recursos do orçamento, enquanto 1/3 são do Governo do Estado.
Embora a adesão ao Planserv seja facultativa, vem crescendo o número de beneficiários: já são mais de 454 mil vidas, representando 1/3 do mercado de saúde suplementar na Bahia.
Com um total de 1,6 milhão de consultas/ano e 55 mil internamentos, o Planserv libera mais de mil autorizações/dia para cirurgias e procedimentos de alta complexidade.