Novidades serão incorporadas pelo Instituto da Mulher do Itaigara
Vinte por cento dos casais de todo o mundo enfrentam um grande problema na hora que decidem gerar o tão esperado bebê, isso porque possuem alguma dificuldade na fertilização.
Esse problema, que pode ser causado pela idade, por uma endometriose, por obstrução nas trompas, distúrbios hormonais, ou por uma infertilidade sem causa aparente, vem sendo resolvido por técnicas de reprodução assistida, que ao contrário de 20 anos atrás, passou a ser um acontecimento comum.
As técnicas, que podem ser uma inseminação técnica de baixa complexidade ou uma fertilização in vitro, também conhecida como bebê de proveta, estão sendo aperfeiçoadas pelo Instituto Valenciano de Infertilidade, uma das maiores clínicas de reprodução humana do mundo.
A ginecologista baiana Genevieve Coelho, que está fazendo mestrado na sede do Instituto, em Valência, na Espanha, pretende trazer novidades sobre esse assunto para a Bahia.
MEMORIAL HOSPITAL
DIA
De acordo com Genevieve, que atende no Instituto da Mulher do Itaigara Memorial Hospital Dia, o Brasil está bastante desenvolvido na área de reprodução assistida, e ela espera que a Bahia continue sendo um dos principais estados a investir na tecnologia, assim como vem fazendo o Itaigara Memorial, que está sempre atento com o que há de mais moderno no mundo.
"Meu objetivo com esse mestrado é me aperfeiçoar e poder melhorar a qualidade de vida das minhas pacientes, trazendo novas alternativas nos tratamentos de fertilidade. Entre as técnicas que venho conhecendo com o presidente do o Instituto Valenciano de Infertilidade, José Remohí, e que pretendo adotar no Instituto da Mulher, é a do diagnóstico genético pré-implantacional, técnica onde examinamos uma célula do embrião para verificar se há alguma doença como hemofilia, por exemplo", explica a médica.
Genevieve lembra ainda que o Instituto Valenciano é o pioneiro no mundo nessa técnica. Segundo a ginecologista, o Instituto Valenciano - que tem filiais em Barcelona, Madri, Bilbao, Sevilha, Lisboa, Istambul, Chile, Argentina e Cidade do México, e em breve em Moscou e Hungria -, é uma multinacional na área de reprodução assistida que tem tecnologia de ponta, e as melhores taxas de gravidez do mundo. "