O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, empossará na próxima quinta-feira, 14, os diretores do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira (HJM), André Furtado, e da Maternidade do Iperba, Dolores Fernandez. Na mesma data, confirmará a enfermeira Maria Inês Farias na direção do Hospital Especializado Octávio Mangabeira, unidade que já vem dirigindo desde fevereiro de 2003.
Formado em 1995, pela Faculdade de Medicina da UFBa, André Furtado fez residência médica em psiquiatria no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hospital das Clínicas). O psiquiatra, cuja posse está marcada para 8h30min, no HJM, ingressou na unidade há 7 anos, atuando como médico nos setores de apoio terapêutico, emergencial e de internação.
Ao ser efetivado na direção do HJM, André Furtado pretende continuar gerenciando a unidade em conformidade com as diretrizes da reforma psiquiátrica, que prevê a eliminação progressiva do antigo modelo de internamento e manutenção dos vínculos dos pacientes portadores de transtorno mental com as famílias e o ambiente social.
O HJM, atualmente, além de 156 leitos, possui serviços alternativos para a assistência psquiátrica, como o Centro de Convivência, que também abriga o CENA (Centro Docente Assistencial de Narandiba) e hospital-dia, e dois lares abrigados, onde os usuários moram, enquanto continuam recebendo assistência, mas são responsáveis por todas as tarefas domésticas, como a limpeza e o preparo das refeições.
MATERNIDADE DO IPERBA
A médica pediatra Dolores Fernandez, diretora interina da Maternidade do Iperba desde fevereiro deste ano, assumirá a direção da unidade às 10 horas. Formada pela Faculdade de Medicina da UFBa, a pediatra começou a trabalhar na Sesab em 1982, como estagiária, no Hospital João Batista Caribe, permanecendo na unidade durante 7 anos. Em seguida, integrou a comissão de organização do Hospital Geral de Camaçari, onde foi coordenadora médica durante 2 anos. Há 3 anos, após um período à disposição da secretaria municipal de Saúde de Salvador, foi convidada a trabalhar no Iperba, em controle de infecção hospitalar. Antes de assumir, interinamente, a direção da maternidade, ocupava a diretoria médica da unidade.
Dar continuidade a projetos já implantados no Iperba, como a atenção à mulher vítima de violência sexual e as "doulas" (voluntárias devidamente capacitadas que dão suporte emocional às parturientes no pré -parto e durante o parto) é a expectativa de Dolores Fernandez, que também pretende ampliar a assistência à mulher e à criança, aumentando o nível de complexidade da atenção prestada à clientela.
Implantar a UTI neonatal e o banco de leite humano e aumentar as especialidades cirúrgicas nas áreas de ginecologia e mastologia também são projetos da médica, que pretende continuar investindo na humanização do atendimento.