A Quiropraxia é muito recente no Brasil e a especialização em tratamento esportivo é mais recente ainda. O médico Marcelo Botelho comenta que "a quiropraxia esportiva vem sendo largamente empregada em países desenvolvidos devido a seus impressionantes resultados".
O tratamento baseia-se em três pilares: o aumento da performance do atleta, através de uma resposta muscular mais rápida e intensa, de uma maior liberdade de movimento, e de uma percepção do corpo no espaço (propriocepção) mais precisa; além disso, atua também na prevenção e no tratamento das lesões".
O objetivo principal dos tratamentos empregados consiste em uma recuperação da função normal das raízes nervosas e nervos periféricos, através da correção do posicionamento das articulações, em especial às da coluna vertebral.
"A correção da biomecânica articular permite, imediatamente, um "trânsito" de informações mais rápida e eficiente nos nervos, tanto as informações que chegam dos tecidos para o cérebro, quanto as que são enviadas do cérebro para os tecidos, são afetadas. Isso se deve a uma série de alterações químicas e mecânicas que ocorrem ao nível do forâmen intervertebral, na coluna."
TODAS AS IDADES
A Quiropraxia pode ser empregada em pessoas de todas as idades, existem técnicas específicas para cada problema e idade do paciente. O tratamento faz parte do sistema público e privado de saúde em países como o Canadá e EUA.
"Hoje a Quiropraxia está estabelecida em cerca de 87 países, tendo legislação específica em mais de 40, que reconhecem a profissão como uma graduação de 5 anos (Bacharelado). No Brasil existem dois cursos de graduação em Quiropraxia, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, ambos funcionam há quase uma década." - explica Botelho.
As afecções da coluna vertebral representam as principais áreas de atuação, problemas como hérnia de disco tem uma excelente resposta ao tratamento, "... 95% das hérnias de disco não necessitam de intervenção cirúrgica, respondem muito bem ao tratamento conservador, como já provado em diversas pesquisas científicas".
Outros problemas comumente tratados são as dores de cabeça, lesões por esforço repetitivo (LER/DORT), lesões em membros superiores e inferiores (joelho, tornozelo, punho, mãos), entre outros.