Saúde

DEPUTADA ARGENTINA VEM A SALVADOR PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AUTISMO

A iniciativa é da ATA e do vereador Odiosvaldo Vigas
| 08/06/2007 às 14:42
  A Câmara de Vereadores de Salvador vai trazer para uma audiência pública a convite do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), Karina Rocca, deputada argentina, mãe de autista, que aprovou a primeira lei em toda a América Latina que beneficia o segmento de autismo. O evento tem apoio da Associação Baiana de Autismo.

  A lei é idêntica à 10.553/2007, aprovada e promulgada pela Assembléia Legislativa da Bahia. Estão sendo mobilizados professores, médicos, comunidades de bairro, associações ligadas aos blocos carnavalescos, universidades e representações de religiões diversas, dentre outras.

   Na oportunidade será lido um documento que deverá ser entregue ao Governo do estado contendo propostas de operacionalização da lei baiana, pioneira no Brasil 

   AUTISMO

  Em busca de explicação para a alta incidência do Autismo, cientistas norte-americanos em caráter oficial já estão investigando a água do rio que banha Nova Jérsey, assim como o ar, a superfície e a terra das proximidades, locais de derramamentos industriais e de despejo de resíduos químicos.

   Eles estão verificando ainda se o diagnóstico de autismo está sendo corretamento feito em crianças na cidade. As conclusões preliminares destes estudos devem ser publicadas em breve.

   Segundo o Dr. Eric Londres, da Aliança Nacional para a Pesquisa do Autismo, acredita-se que o transtorno desenvolve-se durante a gestação da mãe, na região causado por uma combinação genética e por fator ambiental tóxico, mediante a contração de virus ou algo mais que não se sabe.

   Na região é alta também a incidência do câncer infantil. Pais se organizam em Nova Jérsey para impetrar uma ação civil contra o Estado norte-americano e esperam punição dos responsáveis pela contaminação das águas do rio. Nos Estados Unidos, e em todo o mundo, ainda não existe um sistema de monitoramento da incidência do autismo a contento.
 
   Os Centros de Controle e de Prevenção do Autismo americanos crêem que os números de casos podem ser mais elevados em áreas onde o diagnóstico é realizado por iniciativa louvável dos pais que suspeitam terem os filhos o espetro e por estarem os médicos mais capacitados para detectarem o Autismo.

   Preocupados porque Nova Jersey tem uma das mais altas taxas de casos de autismo de todo os Estados Unidos, senadores fizeram várias propostas para promover a investigação desta patologia para proverem de assistência por toda a vida aqueles que dela padecem.

   Um estudo sobre autismo em crianças nos EEUU publicado en fevereiro passado evidenciou que em Nova Jersey um de cada 94 crianças tem autismo, quando a média de toda a Nação é de um caso em cada 152 meninos.

    O autismo é uma desordem colpexa do comportamento que inclui dificuldades na necessidade de se expressars un desorden complejo del comportamiento que incluye dificultades en la e a impossibilidade de socializa-se.