Saúde

DEPUTADOS QUESTIONAM PORQUE SESAB QUER FEDERALIZAR O ANA NERI

Hoje, o governo federal quer estadualizar e municipalizar a saúde. Na Bahia, dá-se o contrário.
| 24/05/2007 às 18:15
Proposta da SESAB está na contramão da Política Nacional de Saúde (Foto:G)
Foto:
  Deputados da oposição na Assembléia Legislatica estão achando muito estranho o processo de federalização do Hospital Ana Neri. 

   Primeiro, diz um deles, a entidade funciona bem, já havia sido federal e fora transferida para o Estado. E, depois, porque o processo vai na maré contrária de toda a política nacional da área de saúde que prevê que os hospitais saiam da esfera federal e passem a ser operadas pelos estados e às vezes até municípios.

   Mas, o ponto que gera mais dúvidas, comenta o deputado, é a maneira como o Estado vai repassar recursos para que a FAPEX - entidade pública de direito privado - possa pagar os funcionários.

   A proposta da Sesab é transferir o dinheiro por dispensa de licitação. A pergunta que o deputado faz é a seguinte : será que a Procuradoria Geral do Estado vai concordar com essa saída esdrúxula? 

   COMENTÁRIO
   BAHIA JÁ

   É bom lembrar que ao lado do Ana Neri, o governo baiano abriu mão para o governo federal do Instituto do Coração da Bahia, inaugurado no ano passado como primeiro serviço público de referência em cardiologia no estado e já reconhecido pela qualidade do atendimento prestado à população.