Os estantes estão instalados no Terreiro de Jesus
Filas enormes nos estandes de atendimento instalados no Terreiro de Jesus (F:BJ)
Foto:
Centenas de pessoas compareceram nesta terça-feira, 22, ao Terreiro de Jesus, Salvador, para serem examinadas por oftalmologistas na campanha realizada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e do Laboratório Alcon.
Oftalmologistas e residentes do Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES), Hospital Santa Luzia, IBOPC e Hospital Roberto Santos, atenderam os pacientes entre de 08:00 ás 17:00hs. Na quarta-feira, 23, tem mais atendimento e é gratuito.
A expectativa para a capital baiana é de que sejam atendidas 2000 pessoas. Para Rogério Santana, 62 anos, morador da Cidade Nova, se trata de uma excelente iniciativa e "estou muito satisfeito em estar aqui na fila para o atendimento".
O QUE É FEITO
Exames gratuitos de medida da pressão intra-ocular e de fundo do olho, que servem para identificar possíveis portadores do glaucoma. Os pacientes serão encaminhados para acompanhamento na rede universitária ou em serviços de oftalmologia credenciados pelo SUS.
Segundo o Presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), Roberto Galvão, o objetivo da campanha é alertar a população e o poder público para a gravidade do problema e a importância do tratamento tendo em vista seu alto custo e o risco de cegueira.
"Esses custos são inacessíveis à maior parte da população brasileira, que não tem o amparo de uma política pública de saúde relacionada à doença", afirma. Outra meta da campanha é recolher dados que serão discutidos em congressos e seminários ainda este ano e poderão ser usados para o estabelecimento de políticas públicas voltadas para os pacientes.