Realizada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e do Laboratório Alcon, a campanha vai promover exames gratuitos de medida da pressão intra-ocular e de fundo do olho, para identificar e encaminhar os pacientes para acompanhamento na rede universitária ou em serviços de oftalmologia credenciados pelo SUS.
O público-alvo são pessoas com mais de 45 anos, por ser a idade um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Elas deverão se dirigir aos locais da campanha, portando documento de identidade para a realização dos exames. Senhas serão distribuídas uma hora antes do início dos exames. "O objetivo da campanha é informar a população sobre os perigos do glaucoma e identificar possíveis portadores da doença", explica o presidente da SBG, Roberto Galvão.
O glaucoma - uma doença invisível, cujos sintomas não são percebidos pelo paciente - é caracterizado pela lesão progressiva do nervo óptico, que é responsável por transmitir estímulos luminosos ao cérebro. A doença não apresenta sintomas, impõe a alteração progressiva do campo visual e pode causar cegueira irreversível caso não seja diagnosticada em tempo hábil. Há vários fatores de risco relacionados com o desenvolvimento da doença, sendo o mais freqüente deles o aumento da pressão intra-ocular.
Se não for tratada rapidamente, essa elevação da pressão pode ocasionar lesões permanentes nas fibras nervosas que compõem o nervo óptico, levando à cegueira. O tipo mais comum é o glaucoma primário de ângulo aberto, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a segunda causa mais freqüente de cegueira irreversível em todo o mundo.