Saúde

ESTUDANTES TEMEM QUE SEJA FECHADO SERVIÇO CIRURGIA GERAL DO ANA NERY

A transição da COOPAMED para médicos do REDA começa nesta quinta-feira,3
| 03/05/2007 às 09:28
Faltam informações sobre a transição da COOPAME para o REDA (F/G)
Foto:
    Faltam informações sobe a transição dos profissionais médicos que assumem a partir desta quinta-feira,3, via contratação pelo REDA e em substituição à COOPAMED, os plantões dos hospitais da rede pública estadual de saúde. Os sites da Agência de Comunicação do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde do Estado nada informam.

    Deputados da oposição denunciam que a SESAB está contratando profissionais sem qualificação e que não obtiveram nota mínima no teste promovido pela Consultec. Segundo o deputado Tarcísio Pimenta (DEM), médicos que tiveram nota 2 estão sendo chamados.

    Há informes dando conta de que faltam médicos em alguns plantões em Salvador, Feira de Santana e Jequié, mas, a situação é de regularidade na rede pública. Circulou também a notícia dando conta de que o serviço de cirurgia geral do Hospital Ana Nery será fechado, o que prejudicaria os residentes R1 e R2 de cirurgia que precisam de estágios na cirurgia geral para depois se especializarem.

    Também o pagamento das bolsas que deveria ter sido feito até a última quarta-feira, 2, não aconteceu. Informes extra-oficiais anunciam que os residentes serão enviados para o Hospital Ernesto Simões, que não estaria capacitado para receber turmas de residentes pois sequer têm preceptores.
O HES não faz parte da lista de hospitais que oferem residência média em cirurgia geral.
 
    LISTA DE CLASSIFICAÇÃO

    Tradicionalmente, os residentes melhor classificados nos exames  escolhiam qual hospital faziam a especialização. O Hospital Sto. Antônio é mais cotado entre os médicos pra cirurgia geral, seguido do Ana Nery, HRB e Santa Izabel. A pergunta que os residentes de cirurgia do Ana Nery se fazem é - como garantir um direito conquistado num concurso? 

     O assunto deverá ser levado ao Ministério Público.

     NOTÍCIA DA SESAB
    
    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promove, sexta-feira (4), o seminário Construção do SUS na Bahia: Limites, Avanços e Perspectivas. O evento tem a finalidade de discutir a situação da saúde no Estado da Bahia, com enfoque no processo de descentralização construído a partir de 1998, via municipalização, conforme explica a professora Marluce Araújo Assis, da organização. Está prevista a participação do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla.

 

    O evento pretende discutir a participação social na gestão do SUS através de modelo de gestão participativo, com fortalecimento dos conselhos de Saúde na formulação e implementação de políticas públicas. Na abertura do seminário, está prevista a participação do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, que fará a conferência Construção do SUS na Bahia, a partir das 14h, no Anfiteatro, campus universitário.

    MAIS CONTRATAÇÕES

    A SESAB convocará mais 600 médicos, a partir da classificação 1.201 (aqueles colocados entre o 1.201º e 1.800º lugares) para se apresentarem na próxima sexta-feira, dia 4 de maio, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. A lista de aprovados pode ser conferida no site www.saude.ba.gov.br.

     O esquema a ser seguido será igual ao da primeira convocação, com atendimento nos turnos da manhã e da tarde. Pela manhã, deverão comparecer os 300 aprovados com classificação entre 1.201 e 1.500. O horário para apresentação é das 8 horas às 9h30, quando, então, começa a chamada para conferência de documentos, escolha de vagas e contratação. O atendimento segue até o meio-dia. No turno da tarde, deverão comparecer mais 300 médicos, classificados entre os 1.501º e 1.800º lugares.

   
    O horário para apresentação é das 14 horas às 15h30, quando se inicia nova chamada para os mesmos procedimentos (conferência de documentos, etc.), com o atendimento prosseguindo até às 17 horas. Quem chegar após as 12 horas, estando convocado para o turno da manhã, ou após as 17 horas, estando convocado para o turno da tarde, perde o direito à vaga.