Saúde

MINISTRO DA SAÚDE VEM A SALVADOR P/ INAUGURAR OBRAS NA UFBA E VÊ SAÚDE

Ministro chega em momento de crise no atendimento dos hospitais públicos do Estado
| 13/04/2007 às 12:01
José Gomes Temporão manterá encontro com governador Wagner (F/G)
Foto:
   O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, vem a Salvador na próxima segunda-feira, 16, para um encontro com o governador Jacques Wagner e participar de quatro solenidades. Entre elas e as principais serão a inauguração da Unidade Coronariana do Hospital Universitário Edgard Santos, na UFBA, e a federalização do Hospital Ana Nery, solenidade que acontecerá no anfiteatro da UFBA.

   O ministro também participará da instalação de mais uma unidade do programa Farmácia Popular, no bairro do Rio Vermelho, e da instalação de uma Unidade de Saúde da Família, em Paripe.

    Temporão chega à Salvador no momento em que o governo do Estado, através da SESAB, trabalha na estatização do setor rescindindo o contrato com a COOPAMED e, ao invés de convocar uma outra cooperativa para suprir o atendimento na rede pública, resolve adotar o sistema REDA que tanto condenou no passado.

   Reportagem hoje publicada em A Tarde revela, mais uma vez, que não são confiáveis os dados apresentados pelo secretário Jorge Solla, da Saúde, sobre o funcionamento dos hospitais de urgência e emergência, os quais, diz que estão sem problemas e na normalidade, mas, o que se vê são a ausência de médicos nos plantões e o caos em determinados momentos, como tem acontecido nos últimos 15 dias.

   Além disso, falta de transparência no edital para contratação do REDA, informes de ganhos salariais acima dos que estão postos no edital, mudança de datas de divulgação dos médicos deferidos, números de inscritos divergentes da Consultec, enfim, uma série de problemas que deixam o atual governo sem credibilidade junto à categoria médica.