Por essa, a Secretaria de Saúde do Município, não esperava: havia mmuito mais pacientes do que se imaginava.
Técnicos e médicos da Secretaria de Saúde do Município foram surpreendidos com uma quantidade enorme de pessoas que compareceu ao 5º Centro de Saúde Pública (Av Centenário/Vale dos Barris) para serem atendidas nos serviços de quiropraxia (técnica de prevenção ao tratamento de dores na coluna) prestados gratuitamente, até amanhã, por voluntários norteamericanos.
Vinte e quatro residentes e cinco professores do Palmer College of Chiropratic, faculdade pioneira em quiropraxia no mundo, instalada nos Estados Unidos, estão atuando no local, mas, a quantidade de pacientes foi tanta (centenas de pessoas) que não deu pra quem quis. A Secretaria de Saúde deverá informar amanhã se vai conseguir adiar por mais uma semana ou não.
O certo é que houve tumulto na organização das filas e no atendimento às pessoas na portaria do 5º Centro, mas, tudo se resolveu com filas que deram volas nas escadrias e nos corredores do prédio. Para dona Stela Araújo, moradora do Cabula, 66 anos, não dá para enfrentar toda essa fila. Disse ao BahiaJá que voltará amanhã (quinta-feira) bem cedinho para tentar uma vaga. Os trabalhos começam às 8 horas e vão até às 18 horas. O tratamento é gratuito.
DOENÇAS DE POSTURA
Dores nas colunas são comuns entre as pessoas mais velhas e de meia idade, e também entre aqueles que não têm uma postura adequada no sentar, no comportar-se em determinados ambientes de trabalho. Em Salvador, há, na atualidade, uma clínica especializada somente em colunas que funciona no bairro do Rio Vermelho, quase em frente ao prédio do INSBOT.
Segundo dr. Jocelim Ribeiro, especialista na matéria e que atende no Hospital Espanhol coluna é coisa muito séria e só deve ser confiada a especialistas.
CONFIÁVEL
A rigor, o que fazem os especialistas em quiropraxia atuando no 5º Centro são aplicações de técnicas de posturas.