Uma noite em que as bandas de metais e percussão são as donas da festa
Tasso Franco , Salvador |
12/02/2026 às 10:36
Trumpetista e cantora arrasou
Foto: BJÁ
O melhor do pré-Carnaval de Salvador aconteceu ontem na Bara, circuito Sérgio Bezerra, entre o Farol e a entrada da Ayrosa Galvão (próxima ao Morro do Cristo) com o desfile dos blocos que usam bandas de metais (sopro) e percussão. Uma maravilha. Muita gente, alguma criatividade, bom policiamento por parte da PM e um clima amistoso sem arruças, sem "boxeadores" que acompanham os trios.
Destaques para os blocos do Caldo, o 37.5, as Kuviteiras e a Banda do Habeas. Faltou por parte da Prefeitura fiscalização no uso da passarela dos ambulantes e os vendedores de cerveja se posicionaram na rua, perdendo a função da passarela. Fala-se tanto em fiscalização e na hora H não funciona. Também não vimos a Guarda Civil Municipal e quem cuidoju da segurança foi a PM. Uma turma da Policia Civil também se apresentou.
Outra falha na fiscalização é do Procon. A Ambev patrocinadora do Carnaval está pratricando dobradinhas na vendas bebidas e suas tabelas de prelços contém duas bebidas casadas. Ou seja, duas beats custam R$18,00. Os ambulantes, no entanto, vendem uma por R$10,00 assim como esse é o preço da Spaten e da Stela Atrois.
O prefeito Bruno Reuis fez um balanço do pré-Carnaval e esteve presente durante o desfile do Habeas Copos, evento que encerra a programação pré-carnavalesca no circuito Sérgio Bezerra, na Barra. A festa reuniu milhares de foliões no trajeto entre o Porto da Barra e o Morro do Cristo, na Avenida Oceânica, e marcou o fechamento de uma sequência de grandes eventos iniciada no sábado (Furdunço), seguida pelo Fuzuê (domingo), Melhor Segunda-Feira do Mundo e Pipoco.
- O Habeas Copos contou com cerca de 20 atrações ao longo do percurso na Barra, com início às 19h. O destaque foi a banda homônima ao festejo, considerada uma das responsáveis pela preservação da memória dos antigos carnavais de Salvador
Em 2026, o Habeas Copos completa 48 anos de desfile. Tradicionalmente, a banda presta homenagem a artistas e personalidades que contribuíram para a promoção, o fortalecimento e a manutenção das tradições carnavalescas da capital baiana. Neste ano, a instituição escolhida foi o Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar), órgão responsável pela organização, defesa e fiscalização das entidades que participam da folia em Salvador.
COMENTÁRIO DO BJÁ
Esse desfile da quarta deveria ser estendido até o Largo do Morro do Gato o que beneficiaria os ambulantes que se posicional entre o barravento e este local e são mais de duas centenas. Daria uma ajuda a essa turma.