Salvador

HOJE TEM PARADA NATALINA NO CENTRO HISTÓCIO DE SALVADOR;DOMINGO TAMBÉM

sempre a partir das 19h, entre a Rua Direita do Palácio e o Terreiro de Jesus.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/12/2025 às 14:30
Figurante fantasiada de alguém de outro planeta
Foto: Bruno Concha


O Centro Histórico de Salvador vive noites de fé, emoção e pertencimento com a Parada Natalina “Corte Soteropolitana do Menino Jesus”, um dos grandes destaques do Natal Salvador 2025. O espetáculo tem apresentações neste sábado (13) e domingo (14), retornando nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, sempre a partir das 19h, entre a Rua Chile e o Terreiro de Jesus.

No total, seis apresentações integram a programação deste ano - a primeira ocorreu no último dia 5 de dezembro, na abertura oficial do Natal Salvador. Cerca de 800 artistas participam do grande cortejo, que celebra o nascimento de Cristo a partir de uma narrativa cênica profundamente conectada à identidade cultural de Salvador. Personagens bíblicos como Maria, José, os Reis Magos, pastores e anjos ganham vida em alas que unem o sagrado e o popular, traduzindo a força simbólica do povo soteropolitano.

Com concepção e direção artística de Eliana Pedroso, a Parada Natalina se consolida como uma experiência que vai além do espetáculo visual. Para a diretora, o impacto do projeto se reflete diretamente na transformação vivida pelos próprios participantes.

“Entre todos os desafios que envolvem uma concepção e uma direção artística desse porte, o que mais tem me encantado é o que essa iniciativa vem fazendo por cada um dos participantes, de múltiplos perfis sociais e diferentes regiões de Salvador. Tomados pela emoção durante os ensaios, eles se sentem gratificados por perceber que estão participando de algo grande, importante, que exige disciplina e um forte compromisso com o coletivo”, afirma a diretora.

O cortejo conta com carros alegóricos, plataformas cênicas, figurinos e adereços especiais, além de uma trilha sonora original que mescla a percussão baiana à música erudita, criando um espetáculo que emociona públicos de todas as idades e transforma o Centro Histórico em um grande palco a céu aberto.

 

Para o diretor de Iluminação Pública da Prefeitura de Salvador, Ângelo Magalhães, o sucesso da Parada Natalina está diretamente ligado à identidade cultural expressa em cada detalhe do desfile. “É um espetáculo que traz beleza e tradição, mas que, sobretudo, revela a nossa raiz de uma forma encantadora, tocando profundamente quem participa e quem assiste”, destaca.