Um desfile de penteados afro e a apresentação da turma de percussão marcam as celebrações do Novembro Negro da obra social Mansão do Caminho. O evento aconteceu nesta quarta-feira (26) e contou com a participação dos estudantes que frequentam as oficinas artísticas na instituição, sendo modelos e trancistas do desfile, além de músicos que deram um toque especial ao momento.
"Com este desfile, além de mostrar os resultados atingidos após este ano de aprendizado, estamos encerrando o Novembro Negro de forma leve e respeitosa. Esperamos que os alunos sintam nossa ancestralidade e se orgulhem de nossa história", comenta Marília Aragão, trancista e professora do curso de Tranças e Cabelos Afro da Mansão do Caminho.
Durante todo o ano, nas aulas das escolas regulares e nas oficinas artísticas, a Mansão do Caminho fortalece a cultura negra e as lutas que são levantadas pelo Novembro Negro. "Estamos numa obra social na qual a imensa maioria dos assistidos são negros e numa cidade como Salvador que respira as influências negras, trabalhar todas essas questões é uma obrigação e um compromisso nosso", explica Sabrina França, coordenadora de projetos da Mansão do Caminho.
O desfile e o conhecimento adquirido pelos alunos nas oficinas são resultado do projeto Um Salto para o Futuro, iniciativa desenvolvida pela Mansão do Caminho e viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio parcial da Larco Distribuidora de Combustível.
O projeto oferece 15 oficinas artísticas para estudantes, que permanecem na Mansão do Caminho em tempo integral e, além das aulas regulares, aprendem percussão, violino, teatro, tranças e penteados afro, dentre outras modalidades.
"Escolhi cursar tranças para aperfeiçoar as técnicas que aprendi em casa sozinha. Hoje, cuido dos meus cabelos e dos das meninas da família, mas quero trabalhar com isso um dia. O desfile de hoje é importante para valorizar as pessoas negras, porque mostra quem a gente é e nossa cultura", comenta Maria Eduarda Galo, aluna do curso de tranças e percussão, de 15 anos.