A valorização da cultura negra é uma das principais bandeiras do movimento Novembro Negro e um dos pilares do projeto “Um Salto para o Futuro”, desenvolvido pela obra social Mansão do Caminhho, em Salvador. Através da iniciativa, estudantes do Centro Educacional mantido pela instituição têm acesso às oficinas de percussão, e de tranças e penteados afros. Além do conhecimento técnico, são repassados aos alunos valores como, ancestralidade, representatividade e reconhecimento.
Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade que frequentam as escolas regulares da instituição são atendidos pelas atividades no contraturno escolar. As aulas são ministradas por professores especializados e os meninos e meninas também encontram quatro refeições diárias para garantir a nutrição necessária para a maratona de conhecimento.
“Estamos inseridos em uma comunidade que apresenta perigos constantes à infância e juventude. São violências de diversos tipos, o acesso a ensino de qualidade e à cultura são ferramentas que estes estudantes encontram para acreditarem e construírem um presente e um futuro mais dignos”, celebra Sabrina França, gerente de relações institucionais da Mansão do Caminho.
Além das oficinas diretamente voltadas à cultura afro, o “Um Salto para o Futuro” oferece outras 13 modalidades artísticas, como balé, teatro, cavaquinho, violão, artesanato e canto. “Quase 100% dos nossos contemplados se declaram pretos e pardos e vivem em situação de vulnerabilidade social, chegar a mais um Novembro Negro podendo ver esses talentos sendo lapidados é uma realização que nos deixa muito conscientes do papel do projeto para essa luta”, finaliza Sabrina.
Para celebrar o Novembro Negro e todas as conquistas dos estudantes da Mansão do Caminho, a instituição prepara uma programação especial que será divulgada no início do mês e pode ser acompanhada pelo instagram @mansaodocaminho.
O projeto “Um Salto para o Futuro” é desenvolvido pela Mansão do Caminho e viabilizado pela Lei Rouanet, por meio do patrocínio parcial da Larco Distribuidora de Combustíveis. A obra social acolhe a comunidade nas áreas da saúde, educação e assistência social, com 5 mil atendimentos por dia, sendo 1,6 mil estudantes da creche ao ensino médio, e com ações e serviços gratuitos, como: consultas médicas, psicológicas e odontológicas, exames laboratoriais, distribuição de cestas básicas. Para ser assistido não precisa ser adepto da Doutrina Espírita, e a instituição é mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas, comercialização de souvenirs, parcerias, e Leis e Incentivos Fiscais.
Mais informações: www.mansaodocaminho.com.br.