Caravana da Mulher leva serviços e cidadania ao bairro de Fazenda Grande IV
Tasso Franco , da redação em Salvador |
22/10/2025 às 15:18
Rede de solidariedade e cidadania
Foto: brun Concha
A Caravana da Mulher chegou nesta quarta-feira (22) à Fazenda Grande IV, no Centro de Convivência Socioassistencial Recanto do Sol, levando uma série de serviços gratuitos voltados à promoção do bem-estar e da autonomia das mulheres soteropolitanas. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com outras secretarias e instituições municipais, que juntas fortalecem as políticas públicas voltadas ao público feminino em Salvador.
Durante o evento, foram oferecidos atendimentos de vacinação, consultas de enfermagem, agendamento de exames e consultas médicas, design de sobrancelhas, atendimento com trancistas, cadastro e encaminhamento para vagas de emprego, oficinas de educação ambiental e saboaria sustentável, além do agendamento para castração de cães e gatos.
Idealizadora da Caravana da Mulher, Lígia Lima destacou o papel social da iniciativa. “Eu me sinto realizada em estar trazendo serviços para a comunidade, para mulheres carentes e vulneráveis que muitas vezes não conseguem ir até um posto de saúde porque sofrem algum tipo de violência. A SPMJ leva a caravana para os bairros justamente pensando nessas mulheres”, afirmou.
Lígia explicou ainda que as localidades são escolhidas com base nos índices de vulnerabilidade e nos casos de violência registrados. “Nosso foco são as comunidades mais carentes, onde sabemos que é mais difícil para a mulher sair de casa, muitas vezes por estar sendo observada ou controlada. Por isso, levamos os serviços até elas. Nosso público são mulheres vulneráveis”, completou.
A diretora de Política para Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, ressaltou que a caravana simboliza a união entre as secretarias e o compromisso da gestão municipal com o cuidado e o acolhimento das mulheres.
“A Caravana da Mulher é uma grande rede de solidariedade e cidadania. A cada edição, conseguimos chegar a mais bairros e oferecer oportunidades, cuidados e informações essenciais para fortalecer o papel da mulher na sociedade”, destacou.
Entre as parceiras da ação estão a Fundação Cidade Mãe (FCM), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).
Representando a FCM, a gerente de Atendimento à Família, Leidiane de Oliveira, falou sobre a importância da colaboração entre as instituições. “A caravana traz a possibilidade de aproximar a população dos serviços. É uma parceria que dá certo, porque une estrutura, espaço e atendimento, garantindo que as famílias tenham mais acesso e que o trabalho chegue a quem realmente precisa”, afirmou.
Moradoras da Fazenda Grande IV também compartilharam a satisfação em receber a iniciativa perto de casa. Beatriz Silva, de 33 anos, elogiou a facilidade do acesso. “Seria ótimo se fosse sempre assim. O principal é que é perto de casa, a gente não precisa pegar ônibus. Mesmo com o tempo chuvoso, ficou ainda melhor para a gente”, contou.
Já Maria de Anélia dos Santos, de 70 anos, destacou a praticidade do atendimento. “Foi ótimo, ainda mais em dia de chuva. Aqui foi mais fácil, estou aguardando minha consulta. Dou nota 10 para esse atendimento”, disse.
A Caravana da Mulher acontece quatro vezes por ano e deve ampliar o número de edições nos próximos períodos, buscando atender mais bairros e fortalecer o papel das políticas públicas de gênero na capital baiana.