Salvador

DONA CARMINHA DO COLÉGIO PEDRO PAULO É DESTAQUE NO PANELA DE BAIRRO


Além disso, Dona Carminha, compartilhou a receita especial de dadinho de tapioca, que faz sucesso entre os estudantes da unidade escolar.
Elisabet Guerra SEC , Salvador | 04/10/2025 às 14:31
Dalton Soares da TV Bahia e dona Carminha
Foto: TV Bahia

A qualidade da alimentação oferecida aos estudantes da rede estadual de ensino da Bahia ganhou destaque, neste sábado (4), quando a cozinheira Maria do Carmo Santos Cruz, conhecida carinhosamente como Dona Carminha, do Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, no bairro de São Cristóvão, em Salvador, participou de uma edição especial do Programa Panela de Bairro, da TV Bahia, em homenagem ao Dia das Crianças.

Durante o encontro com o apresentador Dalton Soares, Dona Carminha mostrou todo o seu talento e dedicação ao preparar o prato “Arroz a Pedro Paulo”, criado em homenagem ao professor e vice-diretor da escola, que faleceu durante a pandemia de Covid-19. “Criamos o Arroz a Pedro Paulo do zero, em uma segunda-feira, quando todas as carnes estavam congeladas, e precisávamos pensar em algo que fosse ao mesmo tempo fácil de preparar e nutritivo para os estudantes. Depois que ficou pronto, decidimos dar o nome em homenagem ao vice-diretor, e o prato logo conquistou todos na escola”.

No programa, ela ensinou o passo a passo das receitas, revelando os segredos que tornam seus pratos tão especiais e apreciados por toda a comunidade escolar.

“Usamos carne de sertão, frango e calabresa toscana para acompanhar o arroz. Cozinhamos o arroz, preparamos as carnes e as verduras, como cenoura e brócolis, e no final misturamos tudo, formando um prato só. É assim que a gente serve para as crianças, e elas adoram”.

Além disso, Dona Carminha, compartilhou a receita especial de dadinho de tapioca, que faz sucesso entre os estudantes da unidade escolar.

Reconhecida pelo cuidado e carinho com que prepara as refeições, Dona Carminha destacou a importância de oferecer alimentos saborosos e nutritivos, capazes de fortalecer o aprendizado e o bem-estar dos alunos da rede estadual. “Eu me sinto muito feliz trabalhando na escola e preparando a comida para os estudantes. Gosto de cada momento, de olhar os pratos, ver se está tudo certo e saber que eles gostam do que preparo. É gratificante ver o carinho deles e poder contribuir com a alegria e a alimentação de todos”.

Os pratos apresentados em cada episódio concorrem ao “Troféu Panela de Bairro” da temporada, e a vencedora será anunciada, ao vivo, no programa do dia 11 de outubro.