Ruas de vários bairros estão repletas de folhas de um amarelo ocre e o trabalho dos garis aumenta
Tasso Franco , da redação em Salvador |
06/08/2025 às 09:22
Desfolha das amendoeiras muda cores na cidade do Salvador
Foto: BJÁ
Desde final de semana último que com as mudanças climáticas em Salvador, muita chuva e ventos mais fortes, as ruas estão repletas de folhas de amarelo ocre - um marrom avermelhado - das amendoeiras compondo um cenário comum nesta época do ano, creio um pouco antecipado. Normalmente, a desfolha se dava mais próximo da chegada da primavera.
Como o inverno está muito chuvoso o fenômeno da caducifolia se intensificou. É como um mecanismo de descarte das folhas e da vinda de outras novas. Começou há uns 10 dias, e deve chegar ao ápice na próxima semana. Resulta de uma conjunção de fatores, como dias mais curtos, baixa umidade do ar e frio. Então, parte das plantas passa por essas adaptações naturais as folhas caem e vão nascer novas.
Quando a primavera chegar a partir de 22 de setembro as novas já estarão viçosas. Nos bairros da Barra e Graça onde existem muitas amendoeiras os garis estão com trabalhos redobrados nesses dias e em algumas ruas - como se vê na foto no Morro do Gato - ainda nem começou. (TF)