Governo do Estado faz alterações na SEAP com mudança nos comandos da estrutura administrativa
Tasso Franco , da redação em Salvador |
26/07/2025 às 20:26
Estações com mais atividade economica
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), publicou o edital de licitação para ocupação dos espaços públicos das estações do BRT Hiper, Cidadela, Pedrinhas e Pituba, e do Terminal de Transbordo Mané Dendê. A medida visa modernizar a infraestrutura, atrair serviços para movimentar a área de conveniência das estações, gerando empregos e a oferta de serviços para o usuário do transporte.
2. “Esta concessão visa transformar os espaços ainda não utilizados em áreas de valor agregado para a comunidade, promovendo não apenas a revitalização urbana e sustentabilidade, mas também a inclusão e o bem-estar social”, afirma o Secretário Municipal de Mobilidade, Pablo Souza.
3. Podem participar da concorrência empresas com regularidade fiscal e trabalhista, além de experiência em gestão de estações de transporte, conforme critérios do edital. A empresa vencedora deverá realizar investimentos previstos ao longo da concessão, que terá a duração de 25 anos. Entre as obrigações do concessionário estão a operação, administração, manutenção e exploração comercial para a oferta de alimentos, bebidas e demais serviços de utilidade para os usuários do transporte público.
4. "O Edital foi concebido com base em estudos técnicos, análises e premissas voltadas a tornar o projeto não só interessante para o setor privado, mas, principalmente, altamente benéfico para a população soteropolitana” explica Marcos Lessa, diretor-presidente da SalvadorPAR, empresa que desenvolveu os estudos do projeto.
5. “Essa concessão visa impulsionar a modernização das estações com a disponibilidade de bens e serviços aos usuários do transporte público. Além disso, a iniciativa também fomentará geração de empregos diretos e indiretos”, completa Denise Castro, diretora de operações da companhia.
6. O edital completo e seus anexos podem ser acessados em mobilidade.salvador.ba.gov.br ou no site compras salvador.ba.gov.br
*****
7. (CORREIO) A alta cúpula da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) teve mudanças em alguns dos mais altos cargos da entidade. Oito membros, incluindo o superintendente, diretores, coordenadores técnicos e um assessor foram exonerados pelo governador Jerônimo Rodrigues. O anúncio foi feito no Diário Oficial do Estado, na manhã deste sábado (26).
8. Luciano Teixeira Viana, que ocupava o cargo de superintendente de Gestão Prisional, foi exonerado. Para seu lugar, foi nomeado Luiz Cláudio Santos da Silva, que atuava na Cadeia Pública de Salvador como diretor.
9. Archimedes Benício Leite Neto, que era diretor do Conjunto Penal de Juazeiro, foi exonerado do cargo e nomeado para assumir a função de diretor da Superintendência de Gestão Prisional. Ele vai ocupar o lugar de Alan Vitor da Silva Santos, que foi exonerado sem indicação de realocação.
19. Outras mudanças ocorreram nos cargos de coordenadores e assessores. Alexandra Souza Silva, Max Venicio da Silva Santos e Diego de Oliveira Pinto estão entre os coordenadores exonerados; Ruan Victor Freire Rodrigues, que era coordenador técnico, também foi exonerado. Para seu lugar, assume Paolle Oliveira Filocre Rodrigues.
11. Archimedes Benício Leite Neto, que era diretor do Conjunto Penal de Juazeiro, foi exonerado do cargo e nomeado para assumir a função de diretor da Superintendência de Gestão Prisional. Ele vai ocupar o lugar de Alan Vitor da Silva Santos, que foi exonerado sem indicação de realocação.
12. Outras mudanças ocorreram nos cargos de coordenadores e assessores. Alexandra Souza Silva, Max Venicio da Silva Santos e Diego de Oliveira Pinto estão entre os coordenadores exonerados; Ruan Victor Freire Rodrigues, que era coordenador técnico, também foi exonerado. Para seu lugar, assume Paolle Oliveira Filocre Rodrigues.
13. A Seap foi procurada para se posicionar a respeito das mudanças. A assessoria de comunicação disse que se trata apenas de movimentações naturais e que nenhuma das alterações ocorreu por irregularidades ou qualquer outro motivo de força maior.
14. O governador Jerônimo Rodrigues esteve em Riachão das Neves neste sábado (26). Um dos grandes destaques foi a entrega de seis Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAAs), que vão levar água potável a comunidades que há muito tempo convivem com a escassez hídrica.
15. Com investimentos que ultrapassam os R$ 2,8 milhões, os sistemas foram implantados pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb), que é vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), nas localidades de Entroncamento, Guará, Assentamento Dom Ricardo 1, Veados, Alexandre e Salobro, beneficiando mais de 2,2 mil pessoas.
16. “São mais de 35 quilômetros de rede de distribuição, 664 casas que estão recebendo água na torneira. E isso nos deixa muito felizes. E o nosso trabalho vai continuar”, afirmou a chefe de gabinete da Sihs, Camila Medrado. Ela lembrou que ainda esse ano serão inaugurados os sistemas de Carroça e Rio Branco, levando água a todos os cantos do estado.
17. Outro avanço importante foi a entrega simbólica da pavimentação asfáltica de 2,2 mil metros quadrados de vias na sede do município. A obra, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), contou com recurso superior a R$ 3,2 milhões. Asfaltamento que melhora a mobilidade urbana, facilita o acesso aos serviços e contribui com o desenvolvimento econômico local.
18. O Palacete Tirachapéu, na Rua Chile - Centro Histórico de Salvador, apoiará o lançamento oficial do RODA - A Reciclagem na Sua Porta, nesta segunda-feira, 28, às 9h. O projeto que une tecnologia, inclusão social e mobilidade limpa busca implantar a coleta seletiva na capital baiana.
19. O RODA nasce para promover a reciclagem de maneira inteligente, prática e sustentável iniciando pelo próprio Centro Histórico. A ação quer transformar resíduos em oportunidades e promover circularidade com justiça social.
20. "Trazer o lançamento do projeto RODA para a Rua Chile é um protagonismo de muito impacto. Queremos mostrar que é possível aliar desenvolvimento urbano com responsabilidade ambiental, inclusão social e inovação", afirma Paulo Marques, sócio-diretor do Palacete Tirachapéu.
21. O evento será aberto ao público e contará com uma programação especial, que vai desde a apresentação do projeto até uma roda de conversa que coloca a reciclagem no centro do debate urbano.