Salvador

26 FANFARRAS DA CAPITAL E RMS PARTICIPARAM DOS DESFILES AO 2 DE JULHO

Nas escolas da rede estadual, complementou a secretária Rowenna, já existe um componente curricular com 40 horas anuais para que os estudantes possam conhecer a história da Bahia.
Da Redação , da redação em Salvador | 02/07/2025 às 19:50
Fanfarra no Pelourinho
Foto: BJÁ
  No desfile ao 2 de Julho deste ano 26 fanfarras da capital baiana e Região Metropolitana desfilaram, divididas em 13 apresentações pela manhã e outras 13 pela tarde. Para a secretária da Educação do Estado, Rowenna Britto, a participação dos estudantes no 2 de Julho, através desses grupos musicais, é uma agenda fundamental por ser uma data em que se reafirma que a Independência do Brasil passou pela Bahia. 

Nas escolas da rede estadual, complementou a secretária Rowenna, já existe um componente curricular com 40 horas anuais para que os estudantes possam conhecer a história da Bahia. “Temos professores dedicados, livros e outros materiais pedagógicos para a gente entregar para o Estado a melhor educação, casada com as lutas de liberdade do povo baiano”.

No meio do desfile, entre olhares atentos e sorrisos de orgulho, estavam estudantes como Israel Freitas de França Nascimento, 19 anos, 3ª série. Membro há três anos da Fanfarra Narravo, do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, o aluno narrou a emoção de fazer parte da celebração histórica. “Já tem três anos que estou no mundo da fanfarra e apresentar para o público é sempre muito gratificante. A expectativa é fazer um bom desfile para, em 2026, ser convidado de novo”, disse ele, antes de desfilar. 

Ricardo Gabriel Rodrigues Santana, 18 anos, 3ª série do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, integrante da banda marcial da sua escola, a Bamceaat, disse que o desfile da fanfarra da escola vai além do âmbito musical. “Aqui, somos uma família, formada não só por colegas do Ensino Médio, mas também por amigos de bairro, de infância”, relatou o estudante, que participa da Bamceaat há três anos, já tendo tocado timbau, bumbo, caixa, prato e, atualmente, sopro.

Pratista (músico que toca prato) da Fanfarra Duque de Caxias (Fanduc), do Colégio Estadual Duque de Caxias, Kaiky Luiz Nascimento Austricliano Souza, 18 anos, 3ª série, também estava empolgado para a sua segunda participação no 2 de Julho. “Estou muito feliz de estar aqui mais uma vez representando a fanfarra da minha escola no 2 de Julho e fazendo uma coisa que eu gosto muito de fazer. A gente vai dar o nosso melhor. Vamos tocar músicas conhecidas, como ‘Vou deixar’ (Samuel Rosa e Chico Amaral), do Skank”.