Será que os vândalos iriam levar o busto do almirante? Pelo sim; pelo não tapumou-se
Tasso Franco , da redação em Salvador |
26/02/2025 às 19:10
Será que os vândalos iriam levar o busto do almirante?
Foto: BJÁ
A violência no Carnaval de Salvador é algo que parece inacreditável, porém, real. Pois, a Prefeitura de Salvador tapumou a estátua do almirante Tamandaré em frente ao Forte de Santa Maria, no Porto da Barra.
Será que iriam levar ou depenar o busto do almirante da Marinha ou foi um exagero. Nada. A PMS - através da SEMAN - já tapumou diversos prédios e monumentos públicos de Salvador, para proteger o patrimônio histórico durante o Carnaval. A ação engloba 56 pontos em locais onde haverá folia de Momo, como o Santo Antônio Além do Carmo, Barra, Ondina e Pelourinho, e tem duração total de 15 dias, em média.
O engenheiro responsável pela ação, Tony Novaes, explicou que o principal objetivo é evitar acidentes e preservar os imóveis históricos, especialmente em áreas com casarões que oferecem risco de queda. “Além dos monumentos e casarões, a ação também inclui escolas municipais e igrejas históricas”, disse. Dentre os locais protegidos por tapumes estão o Farol da Barra, os monumentos As Meninas do Brasil e Cruz Caída, e a Igreja de Santo Antônio Além do Carmo.
BUSTO INAUGURADO EM 2014 E
RECENTEMENTE RESTAURADO E PINTADO
Despertar o interesse pela História da Bahia e homenagear a Marinha, através de um dos mais importantes marinheiros do país, foi com esses objetivos que a Marinha brasileira inaugurou, na manhã de ontem, o busto do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil (MB). Localizado no Porto da Barra, próximo ao Forte de Santa Maria, o busto contemplará um dos cartões-postais da cidade.
Durante a celebração de inauguração, o grupo de marinheiros cantou o Hino Nacional, para reverenciar á data, que marca o encerramento das comemorações da Semana da Marinha em Salvador, na qual é comemorado o aniversário de nascimento do Almirante Tamandaré. Para o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Luiz Henrique Caroli, a homenagem é dedicada a todos os marinheiros, que celebram dia 13 de dezembro o Dia do Marinheiro, data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa. “Essa é a homenagem à Marinha nesse lugar bastante sugestivo, que é a Praça Amigos da Marinha”, pontuou.