Salvador

REI MOMO VAI SOFRER: CARNAVAL SALVADOR SERÁ ABERTO NO SOL COM UV ALTA

Governo do estado lança projeto "Cuidar de Quem Cuida" para o Momo Salvador
Tasso Franco ,  Salvador | 26/02/2025 às 21:14
Hudson Marcelo, el rei
Foto: REP
     MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O Carnaval de Salvador 2025 será aberto oficialmente nesta quinta-feira (27), a partir das 15h30min, com um show em frente à Passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande. No local, o prefeito Bruno Reis realizará a entrega das chaves ao Rei Momo, Hudson Marcelo, 22 anos. a lado de outras autoridades, dando início à folia.

   2. A apresentação exaltará o tema da folia deste ano, “Axé Music - 40 Carnavais”, e contará com 15 artistas que marcaram a trajetória do movimento cultural, como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Ricardo Chaves, Margareth Menezes e Claudia Leitte, além de alas de blocos Afro e afoxés como Olodum, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Filhos de Gandhy, entre outros.

   3. Antes, às 14h30, será inaugurada a Sala de Imprensa do Carnaval de Salvador 2025, que este ano vai homenagear o jornalista José Carlos Teixeira, falecido em outubro de 2024, aos 76 anos. O espaço está localizado no Campo Grande e poderá ser utilizado pelos profissionais de imprensa credenciados pela Prefeitura para cobrir a festa.
                                                                                ****
  4. O Projeto “Cuidar de Quem Cuida” foi lançado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (26). A iniciativa foi apresentada  em evento com a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Velloso, e o vice-governador e coordenador geral do Carnaval da Bahia, Geraldo Júnior, realizado na sede da instituição, no Palácio da Aclamação, em Salvador. O local será um dos pontos de instalação das tendas do projeto.

  5. Vanessa Sena, catadora de materiais recicláveis, compartilhou como o projeto impacta sua vida. “Este projeto é um respiro para nós, catadoras. Muitas vezes, nos sentimos invisíveis, mas o cuidado que recebemos aqui é algo que nos fortalece, não só fisicamente, mas emocionalmente. 

  6. Poder cuidar de mim mesma, fazer uma massagem, conversar sobre as dificuldades que enfrentamos no trabalho, tem um impacto imenso no meu bem-estar”, afirmou.

  7. A partir de 28 de fevereiro até 4 de março, as catadoras poderão participar de atendimentos psicológicos, oficinas de yoga, massoterapia, rodas de conversa, exercícios de respiração, acupuntura auricular, ventosaterapia e meditação. Um outro ponto do projeto está montado na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), na Avenida Milton Santos, em Ondina. “Nosso objetivo é valorizar essas mulheres e o trabalho que elas realizam, muitas vezes, sem o devido reconhecimento”, afirmou a primeira-dama Tatiana Velloso, presidente das VSBA.

  8. O vice-governador Geraldo Júnior também destacou a importância da iniciativa. “As catadoras desempenham um papel fundamental na limpeza e sustentabilidade do Carnaval. Este projeto é um reconhecimento da importância desse trabalho e um compromisso com a dignidade e o bem-estar dessas mulheres, garantindo que tenham melhores condições para atuar durante a festa.”

   9. A secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Neusa Cadore, ressaltou os benefícios do projeto. “Esse projeto é um marco no cuidado com as catadoras. Garantir melhores condições de trabalho vai além da estrutura; é fundamental que elas se sintam acolhidas e respeitadas. Cuidar da saúde mental e física assegura que desempenhem suas funções com mais dignidade e segurança.”
Ecofolia Solidária
 
  10. A iniciativa integra o conjunto de ações do Ecofolia Solidária, que beneficiará 3,3 mil catadores durante o Carnaval com um investimento de quase R$ 5 milhões do Governo da Bahia. Eles receberão Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e contarão com 13 Centrais de Apoio ao Catador  – 11 em Salvador, uma em Barreiras e outra em Itabuna – equipadas com balança, prensa e caminhão para transporte. Em 2024, foram recolhidas 174,8 toneladas de recicláveis por 2.437 catadores; a meta para este ano é 210 toneladas.
  
  11. A ação também garante estrutura para higiene e alimentação, com 24 chuveiros disponíveis e a distribuição de 2 mil refeições diárias, totalizando 14 mil, no período. As catadoras também terão acesso à emissão gratuita da Carteira de Identificação Nacional (CIN), organizada pelo Instituto de Identificação Pedro Mello, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Trabalho (Setre) em parceria com órgãos estaduais, Ministério Público do Trabalho e cooperativas de catadores.

  12. O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, destacou a importância do Ecofolia Solidária como uma iniciativa de valorização dos catadores: “É o nosso compromisso com a dignidade do trabalho. Esses profissionais desempenham um papel essencial na limpeza e sustentabilidade do Carnaval, e nosso objetivo é garantir que atuem com segurança, reconhecimento e melhores condições, com equipamentos adequados, espaços de apoio e iniciativas de bem-estar.”

  13. Durante o Carnaval de Salvador 2025, os ambulantes credenciados pela Secretaria de Ordem Pública (Semop) poderão contar com o apoio do Programa Salvador Acolhe, da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A iniciativa disponibilizará 600 vagas para que os trabalhadores deixem os seus filhos nos Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAAC), garantindo um espaço seguro para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos durante o Carnaval.

   14. A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, destacou a importância do projeto para oferecer suporte às famílias: "Queremos garantir a tranquilidade dos pais, para que possam trabalhar sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados, assistidos, em um espaço especializado e com equipe treinada", afirmou.

   15. A SPMJ, inclusive, recebeu de uma loja de brinquedos a doação de fantasias infantis de super-heróis para meninos e meninas que vão ficar acolhidos nos centros, para que eles também passem o Carnaval em clima festivo.

    16. Os centros funcionarão 24 horas durante todo o Carnaval, oferecendo acolhimento temporário, alimentação e recreação, também proporcionando cuidados odontológicos e psicosociais. A ação conta com o apoio das secretarias municipais de Educação (Smed), Saúde (SMS), Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), além da Guarda Civil Municipal (GCM).

   17. Os centros de acolhimento funcionarão em cinco escolas municipais próximas aos circuitos da festa, divididas por faixa etária e localização. Confira os locais:

 

Centro Histórico – Berçário (0 a 6 anos)

Escola Municipal João Lino – Rua Maciel de Cima, 6, Pelourinho.

 

Garcia – 7 a 17 anos (grupo de irmãos)

Escola Municipal Hildete Lomanto – Rua Prediliano Pitta, 01, Garcia.

 

Barra – Berçário (0 a 6 anos)

Escola Municipal Santa Terezinha – Rua Deocleciano Barreto, 9, Chame-Chame.

 

Ondina – 7 a 17 anos (grupo de irmãos)

Escola Municipal Casa da Amizade – Rua Quintino de Carvalho, 277, Ondina.

 

Rio Vermelho – 7 a 17 anos (grupo de irmãos)

  18. A partir da quinta-feira (27), data que marca o início oficial da folia momesca na capital baiana, começa efetivamente o controle de veículos pelos portais montados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Até a Quarta-feira de Cinzas (5) quem não tiver devidamente cadastrado para acessar os pórticos poderá ser notificado nos períodos de controle.

  19. A ativação dos 15 portais será feita diariamente, sempre das 13h às 5h do dia seguinte. Um pouco antes do acionamento do controle, agentes de trânsito vão ficar posicionados nessas barreiras para orientar os condutores. Fora deste período, ou seja, das 5h01 às 12h59, o tráfego pelos pórticos é livre, isto é, não haverá o controle por meio dos radares.

   20. “A adoção dos portais de controle eletrônico tem se mostrado exitosa na minimização dos impactos no trânsito. Com essa estratégia, conseguimos garantir a segurança viária e a comodidade de foliões e moradores que precisam acessar as áreas próximas dos circuitos oficiais”, explica Decio Martins, superintendente de trânsito de Salvador.

   21. Tecnologia – O carnaval continua com as cinco zonas, divididas em 12 regiões distintas. As credenciais serão numeradas de acordo com as subzonas. O cidadão credenciado terá acesso livre ao portal específico da sua subárea. Estará passando de maneira irregular pelos portais quem não possuir o adesivo ou tentar entrar numa zona diferente da sua ou ainda se estiver utilizando a credencial num veículo com placa diferente da cadastrada.

   22. Como no ano passado, letreiros serão posicionados nos portais de acesso às zonas de restrição de circulação. Eles vão gerar informações visuais para cada um dos motoristas que utilizarem aquela rua indicando se eles têm ou não permissão para transitar.

   23. Concomitantemente, a tecnologia da Transalvador transmitirá informações sobre a circulação dos veículos e as enviam em tempo real para uma plataforma de dados. Quando um veículo credenciado passar pelo pórtico uma luz verde será acionada ao lado da palavra “OK”. Caso não esteja credenciado, acenderá uma luz vermelha com o letreiro mostrando “N OK” (não ok) ao lado.

   24. Só poderão passar regularmente pelos portais quem tiver as credenciais, que foram emitidas pela Transalvador. Os adesivos para moradores e prestadores de serviço contém a placa do veículo, o que impossibilita a venda irregular desses instrumentos de identificação. Ao receber as credenciais, os condutores devem colocá-las no para-brisa em algum local de fácil visualização, fora do degradê que há em alguns vidros.