Os produtos apreendidos pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) durante os cinco dias do Festival Virada Salvador 2025 devem ser retirados pelos proprietários em até 60 dias corridos. O procedimento deve ser realizado entre segunda e sexta-feira, das 8h às 16h, no Setor de Guarda de Bens (Segub), na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin.
Para fazer a retirada é necessário levar o contra-lacre do registro da apreensão, documento com foto para fazer o DAM (Documento de Arrecadação Municipal), pagar e retirar, no prazo de 60 dias corridos, conforme lei municipal. O contra-lacre é um documento com a numeração localizada no objeto apreendido, contendo a mesma numeração, para que o proprietário possa resgatar seus itens.
Durante as cinco noites do Festival Virada Salvador 2025, a Semop apreendeu 4.132 itens irregulares no perímetro da festa. Dentre o material recolhido pelos agentes na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, destacam-se cervejas em lata de marca diferente do patrocinador do evento (3.261); 242 unidades de água; 235 garrafas de vidro; 188 isopores de pequeno, médio e grande porte; e 126 unidades de refrigerantes e energéticos. A antevéspera do Réveillon, no último dia 30, registrou o pico de apreensões, com 2.749 itens retirados de circulação.
Uma das metas da Semop na edição deste ano, a apreensão de facas, canivetes, facões e outros objetos perfurocortantes registrou a retirada de 32 unidades durante a festa. O diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho destaca que todo o trabalho prévio de orientação e fiscalização a vendedores ambulantes da Semop teve um papel muito importante para o sucesso da festa. “Com isso, evitamos a entrada de materiais perfurocortantes, contribuindo para a segurança de todos no evento", pontua.