Salvador

OPERAÇÃO TRÂNSITO: O TRABALHO MAIS DIFICIL DO FESTIVAL DA VIRADA

Operação complexa e que envolve ônibus, táxis, motos, UBER, 99, bikes, veiculos particulares, vans, estacionamentos e outros
Tasso Franco ,  Salvador | 28/12/2024 às 09:02
Operação complexa
Foto: Bruno Concha

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montaram uma operação especial de trânsito e transporte para o Festival Virada Salvador 2025, que começou nesta sexta-feira (27) e segue até terça-feira (31), na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio. Nas primeiras horas do evento, a mobilidade fluiu tranquilamente.

Motoristas de carro de passeio, condutores de aplicativos, taxistas, mototaxistas e usuários de ônibus não enfrentaram problemas para chegar à festa, que neste ano tem acesso feito exclusivamente pelo lado da praia, para quem vem do bairro de Armação, e a saída apenas em direção à Boca do Rio.

De acordo com o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, que fez questão de acompanhar o início da operação nesta sexta-feira (27), o clima de tranquilidade marcou as primeiras horas do evento. “Já é uma operação bastante consolidada de anos anteriores, do ponto de vista de transporte foram pouquíssimas mudanças”, destaca. Segundo o gestor da pasta, a grande alteração deste ano, que é a entrada exclusiva por Armação e saída unicamente pela Boca do Rio, vai trazer resultados bastante positivos.
 
“O ponto de saída fica exatamente antes da antiga sede do Esporte Clube Bahia. Tenho certeza de que a operação desse ano tem tudo para ser uma das melhores em razão dessa mudança que vai gerar uma fluidez no trânsito e na mobilidade das pessoas”, considera o gestor da pasta.

Para a agente da Semob que atua na fiscalização de táxi, mototáxis e transporte por aplicativo, Luíla Neves, a mudança relacionada ao acesso do evento já resulta claramente na fluidez do trânsito e, consequentemente, na melhora da mobilidade de quem foi ao Festival neste primeiro dia. “É perceptível que o trânsito está melhor aqui na via. Tenho certeza de que dia 31, quando teremos um número maior de público, não teremos problemas nem na entrada, nem na saída do evento”, diz.

Tendo como base a experiência de edições anteriores, não há interdição do tráfego de veículos na região. Após deixar um passageiro na frente da arena, o taxista Antônio Barbosa, 67 anos, afirmou não ter enfrentado dificuldades no trânsito. “Só trabalho para trazer o pessoal e sempre é muito tranquilo. Hoje, cheguei com muita tranquilidade. Mas não trabalho para levar o pessoal na saída, quando chega 23h vou para casa”, disse o motorista, que dirige táxi há 42 anos.

Para assegurar a fluidez da mobilidade e proporcionar maior segurança para quem for curtir a festa, cerca de 40 agentes de trânsito vão se revezar na operação. Os esforços se concentram na segurança dos pedestres e na mobilidade do trânsito na Avenida Octávio Mangabeira, tanto no sentido Itapuã quanto no sentido Pituba.

Com intuito de orientar pedestres e condutores, estão instalados painéis de mensagem, faixas e banners nos dois sentidos da via principal, para orientação sobre as faixas para travessia de pedestres, embarque e desembarque, pontos de ônibus, táxi e mototáxi, e sobre locais onde é proibido parar e estacionar.

Ônibus - A operação de transporte teve início às 14h. Os pontos de ônibus regulamentados no trecho próximo à arena foram desativados no período, e foram implantados três pontos provisórios, um no sentido Itapuã, na Praça Osório Vilas Boas, e outros dois nas imediações do restaurante Yemanjá, em ambos os sentidos.

Das 18h às 06h do dia subsequente, serão disponibilizados 60 ônibus reguladores, que ficarão à disposição da equipe de fiscalização, podendo ser utilizado sempre que for verificada a necessidade de reforço na operação. Os reguladores são disponibilizados tanto nos terminais quanto no bolsão do de estacionamento do Jardim de Alah, buscando dar maior agilidade ao escoamento dos usuários.

Linhas especiais - Com finalidade única e exclusiva de dar atendimento ao evento, três linhas especiais estão disponíveis. A 2025 – Terminal Acesso Norte x Festival da Virada, 2025-01 – Estação Pirajá x Festival da Virada e 2025-02 – Metrô Pituaçu x Festival da Virada. As linhas operaram até o dia 31 de dezembro, sempre das 17h40 à 0h. Ao todo, 70 ônibus serão disponibilizados para esta operação.

Táxi, mototáxi e apps – Assim como no caso dos ônibus, também foram implantados pontos provisórios de táxi, mototáxi e veículos por aplicativos nas proximidades do festival. Táxis e mototáxis são disponibilizados próximos à saída do evento, defronte ao IMEJA, ambos no sentido Itapuã. Já os veículos por aplicativo têm como área de embarque e desembarque a Avenida Iemanjá, marginal da Avenida Octávio Mangabeira, no sentido Pituba. Não é permitida a parada desses veículos no trecho, sendo liberado apenas o embarque e desembarque de usuários.

Perímetro de segurança – Entre o Centro de Convenções, no sentido Itapuã, e a Praça Osório Villas Boas, foi criado um perímetro de segurança, que conta com a presença ostensiva de agentes da Transalvador e monitores de tráfego. A parada e o estacionamento de veículos estão proibidos, exceto transporte público, que tem pontos específicos de parada devidamente identificados.

A fiscalização está sendo realizada no entorno do evento, para evitar paradas e estacionamentos irregulares na Avenida Octávio Mangabeira. Existem 12 pontos fixos de fiscalização, além de duas áreas para fiscalização em rondas, nos bairros do Stiep e Boca do Rio.

Onde estacionar -  O cidadão pode estacionar nas vagas de Zona Azul pelo preço especial de evento, R$20, por um período de 12h. A cobrança especial é válida a partir das 15h. Os condutores podem optar para fazer o pagamento da taxa através dos operadores cadastrados ou utilizar os apps da Zona Azul Digital.

Os espaços de estacionamento Zona Azul serão disponibilizados na Avenida Octávio Mangabeira – Bolsão Jardim de Alah II, em frente ao Hotel Alah Mar (100 vagas); Avenida Octávio Mangabeira, próximo às quadras poliesportivas (134 vagas), na Rua Anquíses Reis (Armação) (50 vagas) e na Avenida Simón Bolívar, do lado esquerdo, no entorno do canteiro central (72 vagas).

Locais proibidos - A parada e o estacionamento de veículos estão proibidos em ambos os sentidos da Avenida Octávio Mangabeira, no trecho entre o Jardim de Alah e o cruzamento com a Av. Jorge Amado, exceto nas áreas destinadas ao transporte de passageiros. Na Av. Simón Bolívar o estacionamento também está proibido no lado direito também em ambos os sentidos.

Na Praça Renato Mendonça, no acesso à Rua Abelardo Andrade de Carvalho, é proibido estacionar nos dois lados da via. Na Rua Abelardo Andrade de Carvalho também não pode deixar veículos estacionados. Na Rua Antônio da Silva Coelho, acesso da Av. Simon Bolívar para Boca do Rio, não é permitido o estacionamento em ambos os lados.

Embarque e desembarque - O embarque e desembarque de passageiros de veículos particulares ou de transportes por aplicativos deve ser realizado em locais específicos para isso na Avenida Octávio Mangabeira.

Esses locais de embarque e desembarque de passageiros ficam no sentido Pituba, a partir do campo de futebol ao lado da escola Imeja. Para facilitar o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à arena, a Transalvador disponibiliza duas vagas para embarque e desembarque de PCDs no início da via marginal da Avenida Octávio Mangabeira, no sentido Itapuã, após o backstage do Festival Virada Salvador 2025.