Resultado do concurso dos presépios deverá ser divulgado hoje (Com informações da Ascom Arquidiocese)
Da Redação , Salvador |
25/12/2024 às 10:29
Cardeal Dom Sérgio da Rocha cm imagem do menino Jesus
Foto: SG
A noite do Natal, véspera da celebração do nascimento do Menino Jesus, foi celebrada com muita alegria pelos fiéis que participaram da Santa Missa na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. A Igreja Mãe de todas as paróquias da Sé Primacial do país ficou lotada.
Ainda na procissão de entrada, Dom Sergio conduziu a imagem do Menino Jesus até o altar, posta em uma almofada e onde permaneceu durante toda a Missa. “O mundo precisa de esperança, mas não de uma esperança qualquer; o mundo precisa de paz, mas não de uma paz qualquer”, disse o Cardeal enquanto contemplava a imagem.
Seguindo a Liturgia para a noite do Natal, a Proclamação do Natal, feita pelo diácono Francisco José Homem, aconteceu logo após o Ato Penitencial, seguida das leituras e do Evangelho. “Nós somos chamados a celebrar o Natal de Jesus nesta Igreja, de significado histórico para todo o Brasil. É aqui que, nesta noite, o Salvador vem a nós na Eucaristia, na Palavra proclamada, na comunhão que recebemos. Na certeza de que Ele vem a nós, de que Ele está conosco, é que nós não temos medo e podemos aceitar com alegria o presente maior, que só Deus pode nos dar, que é o próprio Salvador”, disse Dom Sergio durante a homilia.
O Cardeal destacou, ainda, os oito séculos de criação do presépio. “Estamos, neste ano, tendo a graça de celebrar os 800 anos do presépio, feito por São Francisco de Assis. Ele fez o primeiro presépio que se conhece na história, em uma gruta, em uma localidade pequena na chamada Greccio, no interior da Itália. E por quê ele quis fazer essa representação? Porque queria que as pessoas pudessem não só lembrar-se, mas que pudessem viver, participar daquela cena, daquele cenário do nascimento de Jesus. Ele fez questão de colocar ali dois animais vivos: o burrinho e um boi. Ele colocou sobre a manjedoura o altar onde se celebrou a Eucaristia, para que cada pessoa pudesse contemplar o nascimento do Salvador e adorar o Salvador”, afirmou.
Ao final da Santa Missa, Dom Sergio agradeceu a todos os que estiveram na Catedral e também reforçou a importância da celebração do Natal [Clique aqui e confira a mensagem enviada a todos os fiéis].
NATAL SEM FOME
Este ano, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia é parceira da Campanha Natal sem Fome, que tem como objetivo garantir uma refeição digna no Natal para famílias que vivem abaixo da linha da pobreza. Assim, até 23 de dezembro, as 102 paróquias da Sé Primacial do Brasil, além do Mosteiro de São Bento e a Igreja da Graça, foram pontos de coletas de alimentos não-perecíveis e todos os itens arrecadados serão destinados para pessoas em situação de vulnerabilidade social dos bairros e regiões onde estão localizadas as próprias comunidades paroquiais.
O apoio da Arquidiocese ao Natal sem Fome acontece através do Vicariato Episcopal para o Serviço da Caridade e da Ação Social Arquidiocesana (ASA). Realizada pela Ação da Cidadania – Comitê Salvador, a iniciativa é fruto da solidariedade de quem se indigna com a fome e entende a importância de ajudar a quem mais precisa. Criada em 1993, no Rio de Janeiro, pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, a campanha continua mobilizando a sociedade brasileira em torno de um dos mais urgentes problemas sociais: a fome. Na Bahia, a Campanha Natal sem Fome teve início no ano de 2003.
É importante destacar que as paróquias da Arquidiocese de Salvador estão localizadas nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Salinas da Margarida, Itaparica e Vera Cruz, e todas elas são pontos de coleta. As doações também podem ser realizadas no Centro Arquidiocesano de Pastoral da Cúria Metropolitana de Salvador (Avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (71) 4009-6671.
CONCURSO DE PRESÉPIOS
Celebrando a temporada de Natal, a Arquidiocese de Salvador promove uma nova edição do Concurso de Presépios. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13 de dezembro, através do site da Arquidiocese. Podem participar da competição todas as pessoas, Igrejas e instituições que fazem parte da Sé Primacial – formada pelos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Salinas da Margarida, Vera Cruz e Itaparica. A iniciativa faz parte do projeto Natal do Salvador, promovido pela Fundação Dom Avelar Brandão Vilela e pelo Vicariato Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação, e conta com a parceria do Santuário Santa Dulce dos Pobres.
O resultado parcial foi divulgado no dia 17 de dezembro no site da Arquidiocese. Ainda nesta data (17), os presépios pré-selecionados serão publicados no Instagram @arquisalvador para votação pública, que ficará aberta até as 23h59 do dia 23 de dezembro. O resultado final será divulgado no dia 24 de dezembro e a premiação ocorrerá em 28 de dezembro, às 16h30, na Missa que será presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, no Santuário Santa Dulce dos Pobres.