Salvador

ALA PEDIÁTRICA DO HMS GANHA CELEBRAÇÃO COM CÃO TERAPEUTA EM SSA

Ala pediátrica do HMS ganha celebração natalina com Papai Noel e cão terapeuta

Tasso Franco ,  Salvador | 22/12/2024 às 12:33
Câm terapeuta
Foto: Otávio Santos
   Ala pediátrica do HMS ganha celebração natalina com Papai Noel e cão terapeuta
O Hospital Municipal de Salvador (HMS) proporcionou um momento especial para 40 pacientes da ala pediátrica na quinta-feira (19), com uma celebração de fim de ano recheada de surpresas. Papai Noel, um carrinho de lanches, distribuição de presentes e a presença de um cão terapeuta, o Mickey, foram as atrações que trouxeram sorrisos às crianças e suas famílias. 

A coordenadora de enfermagem da linha pediátrica, Lucene Araújo, ressaltou a importância da ação. “É gratificante fazer a humanização da assistência, trazer alegria em um momento de tristeza, especialmente para crianças longe de casa e do ambiente natural delas. Uma criança que não saía do leito, ao ver o cachorro, andou. Foi emocionante”, disse. 

O clima natalino também contou com a participação de Mickey, um cão de terapia assistida que atua há quatro anos no HMS. O treinador, Armando Gomes, explicou o impacto desse trabalho.

“A presença do Mickey traz um acalento não só para os pacientes, mas também para os acompanhantes e profissionais do hospital. Ele começa atendendo os médicos e enfermeiros e, em seguida, conquista as crianças e suas famílias”, afirmou. 

A festa ainda teve um significado especial para pacientes de longa permanência, como o pequeno Rafael, que está internado há mais de 40 dias. “Ele pediu uma bola de futebol do Bahia, conseguimos realizar esse desejo e ver seu sorriso foi o melhor pagamento para nosso trabalho”, compartilhou Lucene. 

Elane dos Santos, mãe de um paciente, elogiou a iniciativa. “O atendimento aqui é uma bênção. Essa ação é muito interessante, traz um pouco de felicidade em um momento tão difícil”, disse.

O filho de Elane, David, de 10 anos, também aprovou a surpresa. “Gostei muito! Foi incrível ter o cachorrão e os presentes. Eu não esperava, mas fiquei muito feliz.”