O local ainda está bem conservado mas precisa de fiscalização da GM
Tasso Franco , da redação em Salvador |
16/12/2024 às 17:34
Monumento as Nações ou das Mãos Unidas, Comércio Salvador
Foto: BJÁ
A Praça Marechal Deodoro, em Salvador, foi reinaugurada em 6 de julho de 2020 pelo então prefeito ACM Neto. A praça, que é a maior do bairro do Comércio, recebeu melhorias na pavimentação, acessibilidade, estacionamento, pontos de ônibus, mobiliário urbano e paisagismo.
Também conhecida como Monumento das Nações ( o povo fala das mãos unidas) foi construída no final do século XIX e urbanizada no início do século XX. Ela recebeu o nome do primeiro presidente da República. E, outrora, na década dos anos 1960 funcionava como a rodoviária da cidade para os ônibus que vinham do interior acessavam o São Caetano, Calçada e Comércio.
Passados 4 anos e cinco meses da revitaliação, a praça ainda está com boa estrutura e conseerva parcialmente o que foi realizado. Necessita, no entanto, de fiscalização por parte da Prefeitura porque se instalou no local uma "feira de rolo" que, como todo mundo sabe e tradicionalmente é assim, os objetos são de segunda e terceira mãos e alguns furtados.
Além disso, o trm,inal de ônibus que é o maior da cidade baixa, vem estrutura com cobertura em detalhes de madeiras e bancos para os oassageirtos dos coletivos em boa parte foram ocupados por vendedores ambulantes e moradores de rua que dormem nos bancos. E os passageiros temendo agressões neles não mexem.
Durante a festa de Santa Luzia, último dia 13, passamos por lá e não havia um guarda municipal no local. Ora, se o contibuinte paga para manter essa GM e estatutariamente ela é pra proteger o patrimônio público deveria atuar nessas e outras áreas. Mas, pouco se vê sua atuação.
Destaco, também, que há muito espaços precisando de remendo e a placa do Monumento das Nações foi roubada. Só deixaram a haste que a sustentava. (TF)