Uma ação da PMS com os abrigos de acolhimentos de crianças e adolescentes
Tasso Franco , Salvador |
16/12/2024 às 19:13
Mais de 200 crianças e pré-adolescentes
Foto: Vitor Santos
A magia do Natal tomou conta do Centro Histórico de Salvador no domingo (15) em um evento emocionante que reuniu mais de 200 pessoas acolhidas em unidades de acolhimento da cidade. A ação contou com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos, da primeira-dama, Rebeca Cardoso, e do apoio de cerca de 30 voluntários, que se uniram para proporcionar um dia inesquecível às crianças assistidas pela OAF (Organização de Auxílio Fraterno), Lar da Criança, Pérolas de Coutos, Pérolas de Cajazeiras, Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (Nacci), Campo da Paz e Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec).
O evento, promovido pelo Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi), ofereceu uma programação especial repleta de magia e encantamento. As crianças participaram de um baile com música, brincadeiras, lanches, distribuição de presentes e visitas à Casa do Papai Noel e ao circuito natalino decorado do Centro Histórico. A idealizadora do Neapi, Rebeca Cardoso, explicou que a iniciativa foi inspirada pelo verdadeiro sentido deste período festivo.
“São crianças que têm privações, que terão esse momento como referência do Natal. Pensamos em tentar mudar um pouco a realidade delas e fazer com que tenham um Natal feliz, com pessoas cuidando, brincando e zelando por elas com muito amor e alegria. Mais do que uma ação de dar brinquedos, foi um dia de convivência, brincadeira, de doação de amor. No final, é isso que mais importa, que causa impacto e memórias positivas na vida delas”, declarou.
A noite foi coroada com o cortejo Balada de Papai Noel, que levou às ruas mais de 700 artistas em uma performance inesquecível, encantando as mais de 150 mil pessoas presentes no Pelourinho. A experiência marcou o coração dos pequenos e reforçou o compromisso da gestão municipal com ações que promovem inclusão e acolhimento.
R.S., de 16 anos, falou sobre a alegria de participar da celebração. “Estou muito feliz de poder vivenciar esse dia tão maravilhoso. É um momento de diversão e confraternização. É Natal, e foi mágico ver como está tudo lindo em nossa cidade, uma experiência única nesse momento de bondade e alegria”, disse.
O presidente da OAF, Jozias Souza, também destacou o impacto transformador da iniciativa. “Enquanto gestor de instituição de acolhimento de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade, me sinto extremamente grato. Essa ação proporcionada para eles é a verdadeira magia do Natal. No olhar de cada um, no agradecimento, no sorriso, tem a expressão de gratidão. É um dia que está marcado na vida deles; hoje ouvi depoimentos importantes dessas crianças que foram tocadas por esse momento.”
O evento foi resultado de um esforço coletivo que envolveu voluntários e a equipe da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop). “Cada detalhe foi planejado com muito carinho para criar um ambiente de encantamento e alegria. Ver o brilho nos olhos das crianças e o sorriso de quem participa dessa experiência é a maior recompensa. É emocionante saber que nosso trabalho contribuiu para tornar esse Natal tão especial”, afirmou o diretor da Dsip/Semop, Ângelo Magalhães.