É uma situação complexa ainda sem solução à vista
Tasso Franco , da redação em Salvador |
11/12/2024 às 10:02
Centenas de fios nos postes de iluminação da capital
Foto: BJÁ
Isso pode dar carto? É a pergunta que se faz não se sabe exatamente a quem porque a maioria dos postes ditos de iluminação, em Salvador, estão nessa situação com um emaranhado de fios e dezenas de braçadeiras de alumínio predendo-os. E são fios de energia elétrica (Neoenergia/Coelba), das companhias de telefonia, da intenert, de empresas de dados em segurança, cladestinos (gatos) e outros.
E muitos deles, como pode se ver na foto, têm caixas contendo chips de transmissão de dados, rolos de fios prontos para reservas técnias, placas de sinalizaão de trânsito e demais. Daí que, a foto que o (a) leitor (a) vê é da Avenida Centenário com Chame-Chame e subida para o Morro Ipiranga e Morro do Gato, Barra, a energia sempre falta nas residências em pequenos intervalos, a internet sai do ar e assim por diante.
Há, ainda, nesses postes a fiação de alta tensão, as bracadeiras e as luminárias de vários modelos diferenciados, a maioria, agora, com iluminação em LED.
Quando chega a época do Carnaval, que está próxima, são instalados vários transformadores e acontecem novos problemas. O idel, ao que se sugere, é embutir toda essa transmissão de dados e de energia elétrica de maneira subterrânea como aconteceu em Ondina, mas, para isso, é ncessário um investimento altíssimo das empresas e também da Prefeitura e não há recursos para isso.
Diriamos que a Câmara de Vereadores poderia aprovar um PL nessa direção, mas é um assunto tão complexo que ninguém fala na egréria CMS. Os consumidores, claro, são sempre eles que pagam as contas. Mas que merece uma análise da CMS merece.