Salvador

DESAFIOS EDUCAÇÃO PARA O SER EM DEBATE POR ESPIRITAS, LILIANA PEIXINHO

Acontece no Fiesta Hotel em Salvador
Liliana Peixinho ,  Salvador | 02/11/2024 às 20:14
Congresso Espírita em Salvador
Foto: LP

Com a participação de centenas de pessoas, mobilizadas em caravanas de diversas representações de municípios da Bahia, além de outros estados do Brasil, como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, a capital da Bahia protagoniza, desde ontem, e vai até amanhã, dia 03 de novembro, importante debate, que transversaliza informações sobre os desafios da Educação para o Ser, em valores espiritualizados.

Desde sexta-feira, até amanhã, 03 de novembro, cerca de mil participantes lotam os auditórios do Fiesta Convention Center, na Pituba, para debater temas desafiantes como: "A evolução do pensar na educação do Ser - contribuições do espíritismo"; "Os desafios na Sociedade contemporânea e o papel da educação: alternativas para a humanidade na era do espírito" ,(André Siqueira- DF, e Alessandro Viana- SP); “A relevância do autoconhecimento na educação integral”, “Educação permanente no centro espírita”, “Uma abordagem transformadora da educação centrada no espírito”, Projeto Memórias como instrumento de construção da história.

Hoje pela manhã, com auditório lotado, o 22° EEE- Encontro Estadual de Espiritismo, promovido pela FEEB- Federação Espírita do Estado da Bahia, fez homenagem especial ao médico, filósofo e psicólogo, doutor em Educação, André Luiz Peixinho (que desencarnou em 30 de março deste ano), e entre o seu legado, o reconhecimento como um dos idealizadores contemporâneos dos eventos federativos espíritas baianos. Inclusive do tema desse encontro de 2022.

A tradicional palestra de abertura deu lugar a dinâmicas apresentadas pelo professor Ricardo Carvalho e o palestrante Paulo de Tarso, através de um diálogo entre o personagem “Jacimar”, prestes a reencarnar, mas ainda cheio de dúvidas sobre a sua decisão de retornar ao corpo físico.

Projeto Memórias

Para a pesquisadora e dirigente FEEB, Edinolia Peixinho, que apresentou nesse sábado à tarde, o projeto "Memórias: caminhos da construção da história no Centro Espírita", é muito importante a valorização o do legado onde trabalhos deixados por pessoas "desencarnadas", que morreram, dão oportunidade de se construir a História, através de pesquisas, conservação e acesso à acervos, literatura, registros, depoimentos, e disponibilizar essa riqueza ao público.

No Projeto Memórias, a pesquisadora e coordenadora FEEB, Edinolia Peixinho, esposa de André Luiz Peixinho, falecido em 30 de março de 2024, o objetivo é fortalecer o Centro como lugar pioneiro no resgate, na personalidade como Luiz Olímpio Teles de Menezes outros de valor histórico nos séculos XIX e XX. Edinolia Peixinho cita nome como Ildefonso do Espírito Santos, Jaime dos Santos Batista, Raul Pedrao, Leopoldo Machado (que realizou a Caravana da Fraternidade divulgando a criação do CFN- Conselho Federativo Nacional nos anos 50) entre outros

Homenagem a André Luiz Peixinho

Hoje pela manhã, com auditório Iris, lotado, o 22° Encontro Estadual de Espiritismo, promovido pela FEEB- Federação Espírita do Estado da Bahia, fez homenagem especial ao médico, filósofo e psicólogo, doutor em Educação, André Luiz Peixinho (que desencarnou em 30 março deste ano), e entre o legado, é um dos idealizadores contemporâneos dos eventos federativos espíritas baianos. Inclusive o tema da desse Congresso de 2022.

A tradicional palestra de abertura, deu lugar a dinâmicas, apresentadas pelo professor Ricardo Carvalho e o palestrante Paulo de Tarso, através de um diálogo entre o personagem “Jacimar”, prestes a reencarnar, mas ainda cheio de dúvidas sobre a sua decisão de retornar ao corpo físico.

Uma série de depoimentos de pessoas, da plateia e palestrantes, fizeram interações para mostrar a Jacimar as vantagens de uma nova vivência na carne.

Alessandro Viana e Marcos Milani (SP), Ana Tereza Camasmie (RJ), Jorge Godinho (presidente da Federação Espírita Brasileira e André Siqueira (FEB-DF) destacaram vários aspectos dessa experiência, com foco na proposta espírita da educação.

Enceramento Domingo com Sarau

Até domingo, às às12:30h diversos painéis abordam temas como “A pedagogia de Jesus”, “Educação emocional à luz do Evangelho”, “A relevância do autoconhecimento na educação integral”, “Educação permanente no centro espírita”, “Uma abordagem transformadora da educação centrada no espírito” e “A casa espírita e o seu papel na educação do espírito; " Construindo um
novo Agora: Percepção de futuro do homem no olhar Espírita; Educação Emocional, Pedagogia de Jesus.

Exposições de livros, com diversos autores e editoras despertam a curiosidade de leitura dos participantes, em visita a stand, entre os intervalos de uma palestra de outra.