Salvador

FIM TEMPORADA VERÃO SALVADOR DEVE TER ALTAS TEMPERATURAS ATÉ QUARTA

A princiál recomendação é beber água e evitar contato com o sol nos horários a partir as 11hs até às 15horas
Tasso Franco ,  Salvador | 18/03/2024 às 11:47
Porto da Barra
Foto: BJÁ
  A temporada de verão e da alta estação em Salvador se encerra na quarta-feira, 29, quando vai se iniciar o outono. Uma nova onda de calor está sendo prevista para esses próximos dias segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e vai chegar a Bahia.

  Salvador deve continuar a registrar altas temperaturas nos próximos dias. A sensação térmica pode chegar aos 40ºC, segundo Aldírio Almeida, meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). "A umidade relativa do ar está muito elevada e a sensação de calor continua forte.  A sensação térmica no período da tarde deve chegar aos 39ºC e 40ºC", diz. 

  O relatório da Climate Central, organização americana de monitoramento meteorológico, indica que a capital baiana tem o quinto maior aumento de temperatura de todo o país, em comparação com a média histórica.

  O estudo utiliza as médias registradas entre 1991 e 2020 e compara com as temperaturas registradas entre dezembro de 2023 e fevereiro deste ano. Foram analisadas 678 cidades de 175 países, sendo 15 brasileiras. Salvador aparece em quinto lugar no ranking, com aumento de temperatura de 0,84ºC nos últimos três meses. No país, a média de aquecimento foi 0,71ºC.

No início de março, a capital registrou temperaturas de até 33ºC, com sensação térmica de 35,3ºC. O recorde do ano foi registrado em 14 de janeiro, quando a temperatura chegou a 36,1ºC.