Salvador

SALVADOR É DESTAQUE NO PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES 2023

A cerimônia de entrega da honraria ocorreu na noite desta segunda-feira (27)
Secom Salvador , Salvador | 28/11/2023 às 19:39
Prêmio Band Cidades Excelentes 2023
Foto: Lucas Moura/ Secom

Salvador foi destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, iniciativa que tem o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão. No prêmio principal, a capital baiana foi a vencedora na categoria de municípios com população acima de 100 mil habitantes. Além disso, Salvador ficou no primeiro lugar em mais duas categorias: Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.

 

A cerimônia de entrega da honraria ocorreu na noite desta segunda-feira (27) no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), com a presença de gestores municipais do estado e do diretor regional da Band Norte Nordeste, Augusto Correia Lima, dentre outras autoridades. A secretária de Comunicação, Renata Vidal, representou o prefeito Bruno Reis no evento. A cerimônia foi conduzida pelos apresentadores Carolina Rosa e Victor Pinto.

 

“Iniciativas que reconhecem e incentivam boas práticas de gestão são muito importantes para o desenvolvimento das cidades e, neste sentido, é preciso parabenizar ao Grupo Band por essa ação. Ter nossa gestão reconhecida é uma prova de que estamos no caminho certo e, também, é um estímulo para que a gente continue trabalhando para que Salvador siga avançando”, disse o prefeito Bruno Reis.  

 

“Esse prêmio vem num momento bastante favorável para nossa cidade. Hoje nós estamos em terceiro lugar entre as capitais no ranking nacional de desburocratização de alvarás e licenças, reduzimos o tempo médio de abertura de empresas para 4 horas, estamos fazendo uma revolução na educação e vamos entregar 50 novas escolas até o final do ano que vem. Sem contar que vamos entregar a primeira maternidade municipal de Salvador, além das grandes obras de infraestrutura que já inauguramos. Enfim, Salvador é hoje uma cidade melhor do que era ontem e vai ser ainda melhor amanhã”, acrescentou o prefeito.

 

O Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 tem como instrumento de avaliação o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

 

Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

 

Para a secretária Renata Vidal, o prêmio estimula o desenvolvimento das políticas públicas municipais. “Salvador hoje é um exemplo para o país, e o Prêmio Band Cidades Excelentes reconhece isso. Desde melhorias na qualidade de vida, com intervenções urbanas e sociais, até o estímulo ao desenvolvimento econômico com atração de investimentos. Para nós, é motivo de orgulho ver o trabalho da gestão do prefeito Bruno Reis sendo reconhecido”, afirmou.