Salvador

JARDIM BOTÂNICO DE SALVADOR É POSTO AVANÇADO DA MATA ATLÂNTICA

Jardim Botânico de Salvador recebe título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Tasso Franco ,  Salvador | 25/11/2023 às 10:41
Título que enobrece
Foto: SECIS
   Jardim Botânico de Salvador recebe título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica 
oO Jardim Botânico de Salvador passa a ser também um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). O título foi entregue durante o 32º Encontro Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, realizado em Natal (RN), na quarta-feira (22).  

O título é concedido pelo Conselho Nacional da RBMA com validade de quatro anos, renováveis por tempo indeterminado mediante processo bastante rigoroso. Além do Jardim Botânico, o Parque das Dunas, localizado em Praia do Flamengo, também possui esse título, sendo ele a primeira área de conversação ambiental da capital a receber a certificação, em 2014. 

Para o secretário em exercício da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, esse título demonstra o compromisso que Salvador tem com o bioma Mata Atlântica da capital. “Desde quando criamos o Programa Salvador Capital da Mata Atlântica, em 2017, que em todos os nossos plantios na cidade distribuímos mudas para a população e plantamos árvores desse bioma em praças, ruas e avenidas. Além disso, também elaboramos o Manual Técnico de Arborização Urbana de Salvador, com espécies nativas da Mata Atlântica, chancelado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. Ou seja, tudo isso porque sabemos a importância da preservação desse bioma para o equilíbrio do clima e para qualidade de vida de quem mora em Salvador”, relata. 

Representando a Prefeitura de Salvador no encontro, o diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam) da Secis, João Resch, destaca a importância do Jardim Botânico em receber esse título. “O Jardim Botânico de Salvador é a prova de que a capital baiana consegue preservar sua Mata Atlântica, bioma que temos por obrigação conservar para que as novas gerações possam usufruir de sua fauna e flora”.  

Estrutura – Em 2020, o Jardim Botânico foi entregue para os cidadãos totalmente requalificado pela Prefeitura de Salvador. Situado no bairro de São Marcos, o local é uma importante área de estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica na capital baiana.  

O espaço possui área de 17 hectares, um herbário com cerca de 61 mil espécies vegetais para pesquisa, laboratórios, acervo científico, coleção viva, auditório e área para contemplação das copas das árvores. Além das universidades, escolas das redes particular e pública costumam levar seus alunos para aulas ao ar livre e caminhadas pelas trilhas do local.  

Reserva da Biosfera – Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos na RBMA. A Reserva da Biosfera é um modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que hoje é adotado internacionalmente. Seus objetivos básicos são a preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações.