Salvador

INAUGURADAS ÁREAS DE LAZER E ESPORTE DA AV CENTENÁRIO TRECHO DA BARRA

Com informações da SECOM PMSSA
Joice Pinto e Vitor Villar , Salvador | 24/11/2023 às 22:03
Inauguração da reforma da Centenário trecho Barra
Foto: Valter Pontes

A Prefeitura de Salvador entregou na noite desta sexta-feira (24) as obras de recuperação e manutenção da Avenida Centenário, na região da Barra. O prefeito Bruno Reis participou da inauguração e percorreu a pé toda a extensão do canteiro central da via, desde a Roça da Sabina até a região do IBIT, área que recebeu equipamentos de lazer e de convivência que não existiam anteriormente.

O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e os serviços foram executados pela Secretaria de Manutenção (Seman). Agora, a Centenário conta com três parques infantis com equipamentos fabricados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e um ‘dog park’ - espaço para atividades com cachorros. Para quem gosta de esportes ao ar livre, a área ganhou três quadras, uma ciclovia com mais de 2,2 km de extensão e uma pista de corrida ou caminhada de 3 km.

A área de quase 40 mil metros quadrados também ganhou dois quiosques para comércio local, academias de saúde e equipamentos de ginástica ao ar livre e calistenia. Um mini palco que existe no local foi ampliado e conservado, assim como dois módulos sanitários que atendem trabalhadores do local e duas quadras de pétanque - esporte peculiar que é muito praticado pela comunidade local e que tem a Centenário como ponto de referência.

O prefeito Bruno Reis destacou que os equipamentos foram instalados conforme pedidos dos moradores. “A obra ficou belíssima, com equipamentos que não existiam antes. Ouvimos a comunidade e as suas demandas. Procuramos saber o que eles mais gostariam de fazer aqui. As crianças, por exemplo, não tinham uma área de lazer, como parquinhos, e agora terão. A Centenário vai atender todo mundo, desde a Roça da Sabina, passando pelo Calabar, até o IBIT. Essas intervenções visam melhorar a qualidade de vida das pessoas e elevar a autoestima da nossa população, para que a gente tenha cada vez mais amor e mais paixão por Salvador”, disse.

A moradora Deni Oliveira, de 56 anos, celebrou a obra: “Foi a melhor coisa para as crianças brincarem, porque antigamente não tinha espaço nenhum. Agora, vão poder aproveitar no parquinho. Vamos também poder caminhar, fazer atividade física. Acho que melhorou muito, estava precisando mesmo. Eu vim para cá com meu menino. Ele viu as crianças brincando e trouxe ele para brincar também”, contou.

O prefeito se emocionou durante a caminhada. “De lá para cá eu vim andando e me lembrando de quantas vezes eu andava, subia e descia nessa Centenário, quando era criança. Foi o Calabar, foi o Parque São Paulo, que me deu régua e compasso. Me deu meus princípios, meus valores. Que me formou como o homem que sou hoje. Eu jogava bola aqui tomando topada. Essas crianças agora vão jogar bola num campo de grama sintética. Eu passei aqui hoje de manhã e vi o ponto em que eu pegava ônibus, e agora está com nosso novo padrão”, discursou.

Titular da Seman, Lázaro Jezler lembrou que a Centenário carecia de equipamentos de lazer. “O prefeito Bruno Reis determinou que a nossa secretaria fizesse uma série de manutenções gerais em grandes avenidas, e a Centenário é uma das mais importantes da cidade. Ela estava precisando de equipamentos que atendessem melhor à comunidade”, disse.

Área verde - A Centenário recebeu paisagismo com irrigação que envolve 40 mil m² de grama e 125 palmeiras, entre dendezeiros, olicuris, licuriobas e jerivás. Através da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), a Prefeitura trabalhou também a arborização urbana do local.

Foram plantadas mais de 300 árvores ao longo da área requalificada, todas espécies do bioma Mata Atlântica, como ipês amarelo, roxo e branco, aroeira, jacarandá, pau-ferro e sibipiruna. Esses plantios de árvores realizado na cidade acontecem em alinhamento com o Manual Técnico de Arborização Urbana de Salvador.
Associação.