Salvador

CONGRESSO NORTE E NORDESTE SAÚDE PROJETA SALVADOR NO CENÁRIO NACIONAL

Também como vice-prefeita e anfitriã do evento na capital baiana, a titular da SMS agradeceu a todos os participantes e avaliou os impactos positivos do Congresso para a melhoria contínua do SUS em Salvador e em todo o Brasil
Tasso Franco ,  Salvador | 06/09/2023 às 19:37
Vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula
Foto: Adam Vidal
                                                                Após uma completa imersão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), com trocas de experiências sobre os desafios e êxitos no âmbito da saúde pública, chegou ao fim nesta quarta (06), o 9º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e 10º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, realizado no Centro de Convenções de Salvador.

O evento foi promovido pelo Conselho Estadual das Secretarias Municipais da Bahia (Cosems Bahia) com apoio do Ministério da Saúde (MS), Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Organização Panamericana de Saúde (Opas). Também como vice-prefeita e anfitriã do evento na capital baiana, a titular da SMS, Ana Paula Matos, agradeceu a todos os participantes e avaliou os impactos positivos do Congresso para a melhoria contínua do SUS em Salvador e em todo o Brasil.
                                                                                                                                                                                                                                Mais de 4 mil gestores e trabalhadores do SUS de mais de dois mil municípios brasileiros, debateram “as especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS”, durante o evento, iniciado na última segunda (04). Para essas pessoas, Ana Paula expressou gratidão e o compromisso continuo de seguir promovendo e melhorando o SUS em Salvador, propondo e compartilhando as iniciativas positivas e estratégias eficazes de gestão na Saúde. Dentre os temas destacados pela gestora, estão o aumento do investimento na Atenção Especializada, a discussão sobre novos centros especializados, a exemplo do hospital materno-infantil e os investimentos a longo prazo.

“Temos ainda gargalos a superar, mas como fazemos isso? Com coragem, segurança, organização e assertividade. Com técnicos preparados, mas também com um bom suporte coletivo, porque têm coisas que no individual a gente não vai conseguir vencer, mas no coletivo sim. Então esse é o nosso chamado, e essa é a importância desse encontro que já projeta Salvador no cenário nacional de debates de políticas públicas de Saúde”, pontuou a gestora.

Ana Paula seguiu explanando e sensibilizando os demais colegas gestores sobre a responsabilidade dos cargos. “Todos quando assumimos é por propósito. Se não tiver propósito, se não tiver vontade de servir, de cuidar; se não tiver compreensão do coletivo, é um risco. Então, ser secretário de saúde é honra, mas também é muita responsabilidade. Temos que ser bons gestores e, entre tantos outros aspectos necessários, também termos propriedade dos números da nossa pasta, porque não adianta usar 100% do recurso e só atingir 50% das metas. Precisamos utilizar melhor os recursos, com eficiência e ferramentas possíveis”, compartilhou.
                                                                                                                                                                                                                                      Ela destacou ainda medidas adotadas em Salvador para qualificar a prestação dos serviços aos usuários do SUS. “Hoje temos nossa vigilância trabalhando com total integração com a assistência, e dividimos a Diretoria de Assistência em Saúde na atenção primária e especializada. Porque temos uma cidade com inúmeras necessidades e particularidades, como o fato de 83% da população ser negra, com genética mais propensa a algumas doenças crônicas. Então, precisamos sempre nos estruturar para tratar dessas questões que nos acompanham, que não são emergenciais como a Covid, mas também tem uma enorme importância para a qualidade de vida das pessoas”, finalizou.
                                                                                                                                                                                                                                                Confira tudo que rolou no estande da SMS durante o Congresso
                                                                                                                                                                                                                                               SEGUNDA-FEIRA - 04/09 Estratégia de Implantação da Escola de Saúde Pública de Salvador, com Christian Tirelli - Gerente Executivo da Escola de Saúde Pública de Salvador; Residência de Medicina e Comunidade da SMS: ampliação do escopo de área de atuação e de ano adicional (R3) com foco em saúde mental. Com Diego Bonfim - Coordenador do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade; Estratégias de vacinação para melhoria das coberturas vacinais, com Doiane Lemos - Coordenadora de Imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde;  Projeto Girassóis: atenção às pessoas em situação de rua, com Lua Sá Dultra - Médica de Família, Equipe de Consultório na Rua.
                                                                                                                                                                                                                         TERÇA-FEIRA – 05/09 A esporotricose animal em Salvador: desafios e avanços em 05 anos, com Ana Lucia Galvão - Chefe de Informações do Centro de Controle de Zoonoses, Diretoria de Vigilância à Saúde; Vigilância da Intoxicação Exógena em Salvador a experiência de integração entre áreas, com Paula Ribeiro - Vigilância Ambiental, Diretoria de Vigilância à Saúde; Programa de Combate ao Racismo Institucional em Salvador, com Diara Mahim - Subcoordenadora de Cuidados Transversais da Diretoria de Atenção Primária à Saúde.

Mesa Redonda: Saúde LGBTQIAPN+ em Salvador - Programa de Combate à LGBTfobia Institucional e Unidade Amiga da População LGBT, com Erik Abade - Subcoordenação de Cuidados Transversais da Diretoria de Atenção Primária à Saúde;   PrEPara Salvador (UFBA/UNEB): saúde e prevenção para adolescentes LGBTOIA+, com Priscilla Caires - Coordenadora Clínica do Projeto PrEp1519 em Salvador; Projeto Dandara: anticoncepcional intradérmico para o fortalecimento da garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, com Vanessa Fonseca - Subcoordenadora de Cuidado Integral da Diretoria de Atenção Primária à Saúde; Programa Mãe Salvador: ampliação do acesso ao pré-natal, com Bárbara Santana - Subcoordenadora da Estratégia Saúde da Família da Diretoria de Atenção Primária à Saúde;  Projeto de Humanização do Hospital Municipal de Salvador: salvando mais do que vidas, com José Mário Meira Teles - Gerente Médico do Hospital Municipal de Salvador (HMS).

QUARTA-FEIRA – 06/09 Saúde Bucal Brasil 2020 em Salvador: estratégias de operacionalização do inquérito epidemiológico no município, com Wynnie Carvalho - Coordenação de Saúde Bucal; Saúde bucal dos usuários em sofrimento psíquico: em busca da integralidade do cuidado, com Inamari Amorim - Assessoria Técnica da Diretoria de Atenção Primária à Saúde; Sábado do Homem: fortalecimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), com Vanessa Fonseca - Subcoordenadora de Cuidado Integral da Diretoria de Atenção Primária à Saúde e uma palestra especial sobre a Saúde nas festas populares: a experiência da secretaria municipal de saúde no carnaval de salvador, com DR. Ivan de Mattos Paiva Filho - Gerente Executivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Diretoria de Atenção Especializada, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador) SMS Salvador.